Mais de 50 servidores da Zeladoria em Rio Branco testam positivo para Covid e são afastados

Nota da Prefeitura da capital pede compreensão da população. Informação foi repassada pela gestão nessa quarta-feira (26).

As ações de limpeza de Rio Branco devem sofrer impacto nesses dias por conta de 54 casos confirmados na Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC). A informação foi repassada por meio de nota assinada pelo secretário da pasta, Joabe Lira.

Segundo a gestão, as equipes foram reduzidas porque 14 roçadores, 38 garis e dois encarregados estão afastados de suas atividades por testarem positivo para Covid-19.

Esta não é a primeira secretaria impactada com os altos casos da doença. O secretário reforçou ainda que todos têm seguido as medidas sanitárias, como uso de máscaras, álcool em gel e higienização das mãos.

“Pedimos a compreensão de toda a sociedade, principalmente no tempo de resposta para a retirada de entulhos nos bairros de Rio Branco. Trabalhamos para que toda a demanda seja atendida. Mesmo com a redução de nossas equipes, os serviços de limpeza geral da capital estão sendo realizados seguindo o cronograma diário de atividades”, destacou.

Casos de Covid no estado

O Acre registrou 938 novos casos de Covid-19 nessa quarta-feira (26), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Assim, o número de infectados no estado saiu de 95.594 para 96.532. Três mortes foram registradas, então, o número de vítimas fatais aumentou para 1.860. Só Rio Branco concentra 44.775 casos confirmados.

Ao todo, 82 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 86.745.

No último sábado (22) o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.

Em todo o estado há 57 pessoas internadas, sendo 53 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 50%. Dos 20 leitos existentes, dez estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.