6 maio 2024

Hospital no AC cobra passaporte da vacina para acompanhantes e proíbe revezamento

Redação Folha do Acre

Date:

Medidas são para tentar frear contaminação pelo coronavírus. Acompanhantes também deve usar máscara durante toda a permanência na unidade.

Com o avanço da contaminação do coronavírus, a direção do Hospital do Juruá decidiu mudar alguns procedimentos, principalmente, com relação aos acompanhantes de pacientes da unidade. A principal delas é que não pode mais haver revezamento. Além disso, quem for acompanhar alguém ao hospital vai precisar apresentar a carteira de vacinação.

Segundo a direção, a medida é tomada para tentar frear o avanço da contaminação do coronavírus dentro da unidade, que tem afetado, inclusive, os profissionais do hospital.

As novas medidas são:

Acompanhantes não podem mais revezar, ou seja, apenas uma pessoa deve ficar durante toda a internação do paciente, exceto em algum situação específica;
Usar máscara dentro do hospital
Apresentar a carteira de vacinação
Redução do atendimento ambulatorial

“Esse aumento está ocorrendo não só em Cruzeiro do Sul, mas em todo mundo está havendo uma nova onda da Covid-19, possivelmente causada pela variante Ômicron, que se propaga com muita facilidade, muito mais que as variantes anteriores e isso traz um acometimento a todas as pessoas e não é diferente do que está acontecendo aqui no Hospital do Juruá com os funcionários, então isso traz o impacto com o atendimento à população, mediante à baixa de funcionários adoecendo ou contaminados que são necessários serem afastados do serviço para não levar a transmissibilidade para os pacientes e companheiros de trabalho”, diz Suiane Negreiros, médica infectologista do Hospital do Juruá.

Foi pensando nisso que a direção se reuniu para determinar as novas estratégias.

“Para os acompanhantes de pacientes que permanecem na observação do pronto-socorro, essa liberação será caso a caso. Isso vai depender da gravidade do paciente, necessidade que ele tiver, vai ser uma decisão do médico nesse momento de definição da permanência de pacientes nessas observações do pronto-socorro”, destaca.

Sobre o atendimento ambulatorial, a médica disse que também vai haver redução do atendimento diário para que seja evitada a aglomeração.

“Temos uma recepção onde há um acúmulo grande de pessoas esperando suas consultas, por esse motivo, esse ambulatório também será reduzido. Reduziremos os dias e os números de pacientes atendidos, evitando assim a aglomeração de pessoas nessa recepção. Para isso, utilizaremos um agendamento com relação a esses pacientes e distribuição dos médicos”, finaliza.

Casos de Covid

O Acre registrou 302 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (27), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de infectados no estado saiu de 96.532 para 96.834. Mais uma morte foi registrada, então, o número de vítimas fatais aumentou para 1.861. Em Cruzeiro do Sul são 8.056.

Ao todo, 371 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 88.166.

No dia 22 deste mês, o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento foi a chegada da variante Ômicron no estado.

Em todo o estado há 56 pessoas internadas, sendo 54 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 65%. Dos 20 leitos existentes, 13 estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

G1

Últimas