Desesperados, doentes e sem ter o que comer: terceirizados da SEE denunciam Tec News por atraso de salários

Não é a primeira vez que a empresa causa problema ao governo do Acre por atrasar salários de trabalhadores

Servidores terceirizados contratados pela empresa Tec News, que prestam serviços à Secretaria de Educação do Acre (SEE), voltaram a denunciar o atraso no pagamento dos seus salários. Não é a primeira vez que a empresa causa problema ao governo do Acre ao atrasar os vencimentos do trabalhadores que dependem unicamente dessa renda para sobreviver.

Neste sábado (29), uma servidora contratada pela Tec News, que prefere não se identificar por medo de represálias, procurou a reportagem da Folha do Acre para denunciar o atraso do salários de dezembro e desabafar sobre a situação que está vivendo.

“Já ganhamos tão pouco e ainda enfrentamos essa situação de passar o final do ano e início de 2022 sem dinheiro para levar comida para nossas casas. Estou com Covid-19 e não tenho dinheiro nem para comprar remédio. Eu estou sem argumentos de verdade, estou cansada”, disse a trabalhadora.

A servidora conta ainda que ao procurar a direção da empresa foi repassado que receberiam na sexta-feira (27), mas o dinheiro não caiu na conta dos trabalhadores. “Eles ficaram a semana inteira dizendo que até sexta-feira pagariam e nada”, disse.

Outra servidora, de forma desesperada, chegou a enviar mensagem via WhatsApp para o setor financeiro da empresa que funciona em Santa Catarina. Ela não recebeu retorno sobre a situação do atraso nos pagamentos.

“Somos apenas mães e pais de famílias querendo saber do que é nosso. Trabalhamos todos os dias direitinho com muito zelo, mas vocês não se importam com isso. Estamos sem nada em casa, aluguel para pagar, filhos para dar de comer. Tenham misericórdia, aqui é um apelo de uma mãe que trabalha para sustentar seus filhos com dignidade”, desabafa a trabalhadora.

A reportagem tentou contato com a empresa Tec News, mas obteve êxito. O espaço fica reservado para os devidos esclarecimentos da empresa.

Procurada pela reportagem da Folha do Acre a Secretaria de Educação emitiu a seguinte nota sobre o assunto:

NOTA

Sobre o pagamento dos colaboradores terceirizados relativo ao mês de dezembro de 2021, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, esclarece que:

1 – O pagamento das empresas terceirizadas é feito após a conclusão do mês em que os serviços foram prestados, ou seja, o pagamento dos serviços prestados no mês de dezembro só será processado no mês de janeiro.

2 – Todo ano, no mês de janeiro, o Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil (SAFIRA) é fechado para novos lançamentos, como medida necessária à conclusão do exercício financeiro do ano anterior.

3 – Diante disso, e objetivando manter a regularidade do pagamento dos salários dos colaboradores terceirizados, foi possibilitado o pagamento dos primeiros 15 dias de dezembro, ainda no referido mês, com amparo na Portaria Conjunta nº. 02, de 13 de dezembro de 2021, da PGE, CGE e SEFAZ.

4 – Entretanto, das 23 empresas contratadas pela SEE, somente 6 atenderam a recomendação e quitaram integralmente a obrigação com os trabalhadores referente ao mês de dezembro.

5 – A obrigação do pagamento dos trabalhadores terceirizados é da empresa contratada. Cabe à SEE fazer o pagamento às empresas quando são apresentadas por elas as documentações necessárias. Estando todos os documentos em conformidade, a SEE efetua o repasse.

6 – Por último, informa que, neste mês de janeiro, apenas quatro empresas apresentaram a documentação referente a referente ao mês de dezembro até a presente data e, tão logo ocorra a abertura do SAFIRA, os pagamentos serão devidamente processados.