27 abril 2024

Com tumor no nariz e no olho, homem está internado há 45 dias e família reclama por atendimento

Redação Folha do Acre

Date:

Família reclama que Antônio Soares está internado há 45 dias sem previsão de realização de biópsia e tratamento

Internado com diagnóstico de atendimento urgente, Antônio Cesar Soares da Silva, de 44 anos, aguarda transferência para Manaus para realizar uma biópsia do tumor que ele possui na região do nariz e do olho. Ele está no Pronto Socorro há 45 dias, segundo sua família, e não tem previsão de quando conseguirá fazer o exame.

Em nota Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) afirma que o laudo complementar do paciente foi entregue ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no dia 4 de janeiro. “a equipe aguarda o contato das Centrais Interestaduais e, assim que repassadas as datas e local, entrará em contato com os familiares para dar continuidade aos protocolos de viagem”, consta a nota assinada pela Gerente assistencial do Complexo Regulador da Sesacre, Pedrini Penha.

Segundo o laudo médico o diagnóstico inicial aponta que trata-se de um tumor malígno, mas ainda é preciso fazer a biópsia, a qual não é realizada no Acre. A irmã de Antônio, Simone Soares, conta que foi informada de que ele seria levado para Manaus, mas que o pedido havia sido negado e que fariam outra solicitação.

“Queremos que a Sesacre nos dê uma resposta certa sobre quando para meu irmão vai viajar. Ele não pode esperar pois é de urgência, a doença dele vai se agravando cada vez mais e já disseram que aqui não faz. Mas só vai passando o tempo e estão enrolando a gente. Queremos que olhem para o caso dele, porque não tem mais como esperar”, reclama a irmã.

Antônio é casado e tem um filho de 17 anos. Ele trabalha vendendo salgados e está sem qualquer garantia de renda durante o período internado. “Ele está consciente, mas está entrando em grau de depressão porque está vendo que não tem solução aqui no Acre e ninguém dá uma resposta certa”, declara.

Confira a nota da Sesacre na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Complexo Regulador e Tratamento Fora de Domicílio (TFD), esclarece sobre a situação do paciente A.C.S.S.:

Informa que o TFD encaminha as solicitações para as Centrais de Regulação Interestaduais, onde buscam as vagas que solicitamos para atender aos pedidos de TFD.

No dia 4° de janeiro, a irmã do paciente entregou o laudo complementar ao TFD, cujo documento foi incluído no sistema na mesma data.

Ainda, a equipe aguarda o contato das Centrais Interestaduais e, assim que repassadas as datas e local, entrará em contato com os familiares para dar continuidade aos protocolos de viagem.

Pedrini Penha
Gerente assistencial do Complexo Regulador da Sesacre

A Gazeta do Acre

Últimas