URGENTE: idosa morre em Uber a caminho do Pronto Socorro após Samu negar atendimento

A idosa Maria das Dores da Silva, que tinha 77 anos, morreu na madrugada do último domingo (5) dentro de um carro a caminho do Pronto Socorro de Rio Branco depois de ter o atendimento negado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Urgência (SAMU). É isso o que afirma a família da mulher que irá acionar o Estado na Justiça por conta da suposta negligência.

Dona Maria morava na Rua Idelbrando de Souza, no bairro Chico Mendes. No twitter, sua sobrinha Hirlla Moura, relatou o que aconteceu: “Já é a segunda vez que a gente precisa do SAMU e eles fazem a mesma coisa, dizendo que a gente tem que dar um jeito de levar a pessoa pro hospital, infelizmente dessa vez não deu tempo e minha tia faleceu dentro do Uber”, disse.

A Folha do Acre conversou com um dos netos da idosa, Heráclito Palácio, que confirmou que a família irá acionar a Justiça para que o caso não fique impune. Ele espera que exista a responsabilização de quem deixou de cumprir suas atribuições. “Sou neto da Dona Maria das Dores, que faleceu depois de ter o atendimento negado pelo SAMU. Iremos sim acionar a Justiça”, disse.

A reportagem também buscou um posicionamento da coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme o médico Pedro Pascoal, que é o atual coordenador, será aberta uma investigação e o médico que negou o socorro a paciente poderá responder por negligência e omissão.

“Será aberto um procedimento de investigação contra o médico, além da abertura de um processo administrativo disciplinar, podendo responder por negligência e omissão de socorro”, disse.