29 março 2024

Trabalhadores fecham garagem e impedem saída de ônibus após empresa retirar cobradores

Redação Folha do Acre

Date:

Funcionários chegaram para trabalhar nesta segunda-feira (13) e ficaram sabendo que veículos passaram a usar sistema de validação de passagem e não seria mais preciso uso de cobradores. Eles fecharam a garagem da empresa Petroacre, na BR-364.

Trabalhadores da empresa de ônibus Petroacre fecharam a garagem na BR-364, em Rio Branco, e impediram a saída de veículos nesta segunda-feira (13). O protesto foi porque a empresa retirou os cobradores dos ônibus e instalou sistema de validação de passagem.

Após conversa com a diretoria da empresa, o sindicalista disse que os cobradores voltaram aos postos de trabalho e os ônibus começaram a sair da garagem, por volta das 8h30.

O presidente do Sindicato dos Transportes do Acre (Sinttpac), Francisco Marinho, informou que quase 100 trabalhadores são afetados com a troca do sistema de recebimento das passagens na empresa. O g1 entrou em contato com a administração da empresa Petroacre, mas não obteve resposta até última atualização desta reportagem.

Com o movimento dos trabalhadores, cerca de nove ônibus das linhas de Senador Guiomard, Bujari e Linha do V não rodaram nas primeiras horas desta segunda. Segundo o sindicalista, eles não deixaram os ônibus saírem da garagem sem cobradores.

“Colocaram o validador e não avisaram aos trabalhadores e nem comunicaram ao sindicato. O validador é para usar o cartão eletrônico e retirar os cobradores dos ônibus. Eles deixaram os trabalhadores da Petroacre de fora e usaram o pessoal da Auto Viação Floresta, que é da mesma empresa. Nos reunimos desde 4h aqui na garagem e não deixamos sair os ônibus sem cobrador”, afirmou Marinho.

Para reforçar o movimento, trabalhadores de Cruzeiro do Sul e de Brasileia, no interior do estado, também cruzaram os braços e não saíram com ônibus na manhã desta segunda.

G1

Últimas