quarta-feira, janeiro 26, 2022
29.3 C
Rio Branco
quarta-feira 26 janeiro 2022

Professores de Rio Branco alegam ter sido excluídos de pagamento do abono do Fundeb

POR Notícias da Hora

Um grupo de professores contratados pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) realiza um protesto em frente à Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB), nesta terça-feira, dia 14, onde reclama por ter ficado de fora do pagamento do abono do Fundeb, anunciado pelo prefeito Tião Bocalom. Pela lei enviada à câmara, os professores pedagogos, que atuam na assistência pedagógica, não tem direito à parte dos 70% do saldo do fundo.

A atual proposta, que já chegou à Casa de Leis, visa o pagamento de apenas 1.543 professores, coordenadores e diretores de unidades escolares. Contudo, o prefeito pretende encaminhar outro projeto para beneficiar os demais servidores. O entendimento de enviar dois projetos é porque a proposta da prefeitura é pagar equipe de apoio administrativo com a sobre de 30% dos recursos que seriam utilizados para manutenção.

O Tribunal de Contas do Acre já se manifestou pela possibilidade do pagamento para cumprimento de metas fiscais de investimento. “O município resolveu pagar para o pessoal de apoio. A compreensão é de que o apoio entra nos 30% e não nos 70%. Vamos encaminhar um novo projeto, específico, para fazermos pagamentos, conforme conversado e pactuado com os trabalhadores e sindicatos da categoria”, explica o secretário de Gestão da Prefeitura de Rio Branco, Jhonatan Santiago, escalado pelo prefeito para falar sobre o assunto.

A professora Janaína Alencar, que foi até a Câmara, se diz desrespeitada e exige ser incluída no pacote de Bocalom. “Nem sindicato, nem a gente consegue ser incluído. A prefeitura quer tapar o buraco com a peneira, e no final, a gente que sai perdendo, porque somos professores, aplicados e corrigimos provas, e temos uma função de professor, mas mesmo assim, não querem nos pagar como tal”, afirma.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img