18 abril 2024

Indígena que matou ex-esposa a facada na frente da filha em Feijó é condenado a 38 anos de prisão

Redação Folha do Acre

Date:

A Vara Criminal da Comarca de Feijó condenou o ex-marido de indígena Vanderlândia Pereira, de 21 anos, da etnia Kaxinawá, morta com um golpe de facão na frente da filha de dois anos em 2018 no município de Feijó, há 38 anos de prisão, em regime inicial fechado, pela prática do crime de feminicídio (matar uma mulher pela condição de sexo feminino). A decisão foi publicada na edição do Diário Eletrônico.

Segundo informações, Vanderlândia foi morta no Centro da cidade com um golpe de facão na altura da clavícula. A juíza Ana Paula Saboya, considerou que restaram comprovadas tanto a materialidade quanto a autoria do crime, impondo-se a condenação do denunciado. Ela observou que a ação criminosa teve motivo torpe, não tendo sido dada à vítima possibilidade de defesa, circunstâncias qualificadoras que resultam na aplicação de pena mais gravosa. “Ressalta dos autos que o réu não possui afetividade familiar (…). Há informações de que o agressor frequentemente agredia e ameaçava a vítima, assim maculando a paz no lar, o que demonstra o desrespeito à família e ao sexo feminino”, diz trecho da sentença.

Entenda o caso

Conforme a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), o réu teria cometido o crime no porto da cidade, onde a vítima estaria juntamente com a filha de colo e a irmã, aguardando a chegada dos avós da criança, que se aproximavam em uma embarcação.

Conforme a representação criminal, o denunciado teria pedido à esposa que entregasse a filha do casal, de um ano e oito meses, no que não foi atendido. Inconformado, ele teria se retirado, voltando com uma faca, com a qual passou a desferir golpes no pescoço, tórax e órgãos vitais da vítima, mesmo ela segurando a criança no colo.

Últimas