29 março 2024

Com surto de gripe, UPA monta tenda para atender pacientes em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Date:

UPA da Sobral precisou montar novamente uma tenda ao lado da entrada principal para colocar pacientes que buscam atendimento.

Com quase 500 atendimentos por dia, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco, teve que montar uma tenda ao lado da entrada principal para tentar administrar a superlotação.

O vírus da Influenza H3N2 tem deixado vários estados em alerta por conta do aumento no número de casos da doença em dezembro. Na UPA da Sobral, esta semana, as equipes chegaram a atender maios de 490 pessoas por dia.

À equipe da Rede Amazônica Acre, a diretora da unidade de saúde, Michela Lemos, disse que, desse total, 70% de pessoas reclamam de algum sintoma de gripe. Por causa disso a gestora pediu novamente a montagem da tenda, que foi utilizada durante o aumento dos casos de Covid-19, para melhorar o atendimento.

“O salão estava muito lotado e é muito complicado isso porque sempre vem uma mãe com dois ou três filhos e um só está doente, o que vai está contaminando mais gente. Então, decidimos isso, conseguimos mais cadeiras porque, realmente, não tinha mais onde colocar o pessoal para sentar. Estava uma situação muito complicada”, afirmou.

A diretora orienta que a população só procure atendimento a partir do segundo dia de sintomas. Michela destaca que, quanto mais tempo de sintomas, melhor será para descobrir que tipo de infecção o paciente apresenta.

“É uma gripe muito forte, só que preocupa a população porque vem com uma febre muito alta. Então, é muito líquido, antitérmico e não esquecer que depois de dois dias que a gente consegue fazer um exame e descobrir que tipo de infecção a pessoa está tendo”, complementou.

G1

Últimas