quarta-feira, janeiro 26, 2022
26.3 C
Rio Branco
quarta-feira 26 janeiro 2022

Bocalom desrespeita tradições natalinas ao trocar vermelho por azul, diz jornalista

POR Marcos Dione

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), que nesta quarta-feira (8) mandou fixar na Praça da Revolução uma casinha de Papai Noel azul e umas caixas de presentes enormes de gosto duvidoso, é o mesmo que mandou vetar o Projeto do Musical Papai Noel Gay alegando que é um desrespeito às tradições natalinas.

Ao mudar as cores tradicionalmente usadas em ornamentações natalinas o prefeito também desrespeita a tradição. Vale lembar que o Ministério Público Federal (MPF) já investiga Bocalom por seus posicionamentos contra o espetáculo Papai Noel Gay.

Tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, dourado, verde e branco. O que o prefeito Bocalom pelo visto não sabe é que existe um motivo para a escolha destas cores nessa época do ano. Cada uma tem um significado, passado adiante por gerações.

Vermelho: vermelho representa o amor. E por ser uma cor quente significa também alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. Por isso é a cor mais importante do Natal. Para o catolicismo, é o amor incondicional, ensinado por Jesus, e representado pelo sangue de Cristo.

A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía doces para as crianças no Natal. Ele, como todos os bispos, usava vestes vermelhas.

Dourdado:o dourado representa o sol, a luz e a presença do divino. E tem um significado muito bonito que é o da generosidade, de presentear. Um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus ao nascer foi ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.

Verde: Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. Era uma maneira de lembrar a todos que o inverno não duraria para sempre, e que a primavera voltaria logo. O verde no Natal é  um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.

Branco: o branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência. É um símbolo de renascimento. No catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo.

*Marcos Dione é jornalista e colaborador da Folha do Acre

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img