segunda-feira, janeiro 24, 2022
23.3 C
Rio Branco
segunda-feira 24 janeiro 2022

Rio Acre pode transbordar ainda em dezembro, afirma Defesa Civil

POR Redação Folha do Acre

De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre alcançou 11,12 metros na capital acreana, na tarde desta quarta-feira, 22. Em decorrência da elevação das àguas do manancial, a gestão municipal já está executando o plano de contingência para o período invernoso.

“Até o dia 15 deste mês , já choveu o esperado para dezembro. Estamos com pelo menos 100 milímetros a mais do que era aguardado para essa época. Atravessamos uma situação preocupante. Já começamos a realizar ações preventivas, visto que até às 18h desta quarta-feira, o nível do rio pode aumentar mais ainda”, disse o coordenador da Defesa Civil na capital, major Claudio Falcão.

Ele comentou que o manancial pode alcançar 16 metros em janeiro de 2022. “Esse é um dos períodos mais chuvoso de toda a história. Não me surpreende se o rio transbordar ainda esse ano. Foi cogitado para fevereiro o aumento do nível do Rio Acre, mas pode acontecer bem antes do esperado”, destacou.

Falcão falou que abrigos serão solicitados ao poder público municipal. “A enchete pode atingir mais de 30 bairros. Por essa razão, faremos a solicitação de abrigos no Parque de Exposições, isso quando o rio alcançar 12 metros, o que pode acontecer nos próximos dias, ou horas”, finalizou.

A Gazeta do Acre

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img