Prefeitura de Rio Branco deixa unidades de saúde sem testes de HIV, sífilis e hepatites

Prefeitura de Rio Branco deixa unidades de saúde sem testes de HIV, sífilis e hepatites

As unidades de saúde do município de Rio Branco estão sem testes rápidos de hiv, sífilis e hepatites há mais de uma semana. A denúncia foi feita nesta quinta-feira (25) por jovens que tentaram fazer os testes e não conseguiram.

“No Eduardo Assmar e no posto da 6 de Agosto não está tendo teste pra HIV e ninguém sabe dizer quando vão voltar a fazer”, disse um rapaz à Folha do Acre.

No twitter, um outro rapaz afirmou que no Posto Claudia Vitorino, na entrada do Taquari, também não está realizando os testes. Ele ainda denunciou que a pessoa responsável pelo setor deixa a porta trancada e não cumpre expediente.

“Claudia Vitorino recente fui lá e falaram que a pessoa que trabalha com isso estava ausente e que eu fosse lá outro dia. Como se tivesse todo tempo do mundo pra ter a sorte de achar a mulher lá no horário de expediente”, disse.

A reportagem questionou a assessoria da Prefeitura de Rio Branco sobre a falta dos testes e também sobre a funcionária que não estaria cumprindo expediente.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, esses testes são distribuídos pelo SUS que, infelizmente, até agora não enviou mais. Estão em falta em vários estados.