Lula define prioridades: Jorge Viana vai disputar Senado e Marcus Alexandre pode ir para chapa de federais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A estratégia política do PT pode selar a candidatura ao senado de Jorge Viana no Acre. A opinião é da jornalista Amália Goulart, ex-secretária de Comunicação do governo de MG e hoje articulista do jornal O TEMPO, de Belo Horizonte. Com informações do próprio partido, ela informa que “o ex-presidente Lula e seus aliados estão conversando com todos os diretórios regionais do PT para que tenham candidatos ao Senado e uma chapa grande e competitiva de postulantes a deputados federais. Na composição de chapas com aliados, a vaga de senador, por exemplo, passou a ser mais importante que a de governador em vários estados.” O PT pensa em fazer uma bancada de pelo menos 90 deputados federais e dez senadores para dar tranquilidade a um eventual governo Lula. Isso também pode forçar uma reviravolta nos planos do ex-prefeito Marcus Alexandre, que sonha em disputar a vaga de deputado estadual e pode ser levado a reforçar a chapa de deputados federais do partido no estado.

Em Minas Gerais, onde a prioridade do partido sempre foi o governo, o PT estuda abdicar da disputa do governo, talvez apoiando o prefeito da capital Alexandre Kalil (PSD) e centrar na eleição do deputado federal Reginaldo Lopes para o Senado.

Segundo a jornalista, “no Ceará, o governador em segundo mandato, Camilo Santana (PT), disputará o Senado. Lula estimula uma candidatura a governador por lá, porém, o martelo não está batido. No Rio de Janeiro, também já existe pré-candidatura do PT ao Senado: o presidente da Assembleia André Ceciliano. O partido pode não ter candidato ao Governo de Estado para apoiar o PSB, com Marcelo Freixo, ou Felipe Santa Cruz, que deve ir para o PSD”.

A Tribuna

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp