O ex-vereador do município de Plácido de Castro, Gildomar Oliveira, conhecido popularmente como “Charqueiro do Acre” trava uma luta incansável contra um câncer metástico no pulmão o qual foi diagnosticado há pouco mais de dois meses. Atualmente o ativista político encontra-se internado no Hospital do Câncer (UNACON), em Rio Branco e deve ser transferido para o Hospital de Amor em Porto Velho na próxima quarta-feira (24), onde prosseguirá com o tratamento.
Em entrevista à Folha do Acre Charqueiro agradeceu ao atendimento recebido nos hospitais acreanos, mas reclamou da falta de uma ponte aérea entre Rio Branco e Porto Velho, o que facilitaria sua locomoção e também de outros pacientes debilitados que precisam fazer o trajeto em carro particular.
“Eu gostaria de cobrar dos nosssos deputados uma ação para que voltasse a ter uma escala aérea entre Rio Branco e Porto Velho, pois não está tendo mais. Hoje os pacientes, inclusive aqueles debilitados precisam fazer a viajem em carro particular e isso torna-se muitas vezes cansativo. Quero aproveitar para agradecer o carinho da equipe do Unacom, agradeço também o governador Gladson Cameli, a secretária de saúde e o diretor da fundação”, disse.
SOLIDARIEDADE
A família, amigos e a comunidade tem se reunido e realizado eventos para arrecadar recurso financeiro para ajudar Charqueiro. Já foram realizadas feijoadas, bingos, campeonato de futebol e rifas. A Câmara Municipal de Plácido de Castro também tem auxiliado. Pessoas conhecidas e anônimas têm feito doações. Mesmo com todo o esforço, a quantia arrecadada ainda não é o suficiente e as doações ainda podem feitas por meio do PIX: (68) 98422-1026 em nome de Maria do Rosário Silva Magalhães, esposa de Gildomar.
LIDERANÇA EMANCIPALISTA
Há mais de 20 anos que Gildomar Oliveira defende a emancipação política de cinco vilas acreanas, entre elas o Distrito de Campinas, situada no km 63 da BR-364, onde reside com a família. A administração de Campinas é de responsabilidade da Prefeitura de Plácido de Castro. No ano de 2018 Charqueiro organizou diversos manifestos e foi à Brasília (DF) onde se reuniu com várias autoridades e participou da elaboração e aprovação de uma PEC que visava a elevação dos distritos em municípios, no entanto a PEC acabou vetada pela então presidenta Dilma Rousseff (PT). Atualmente existem trabalhos de bastidores para que o tema volte ao debate.