O deputado estadual Fagner Calegário participou, na manhã desta quinta-feira, 04, de audiência pública para debater sobre os aprovados no concurso da Defensoria Pública, junto aos secretários, aprovados e representante da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre.
A audiência pública é fruto de um requerimento feito por Calegário visando o diálogo sobre a necessidade da convocação imediata dos aprovados no último concurso da Defensoria Pública.
Calegário foi muito elogiado pela iniciativa e desde 2019 trabalha a pauta em seu mandato. Para o deputado, esse é um assunto de extrema importância e a convocação dos aprovados precisa acontecer o mais rápido possível por conta do déficit de defensores públicos em todo o estado.
“Cinco municípios da região do Juruá se encontram sem defensores públicos para poder atuar na regional. É necessária a convocação destes aprovados. Como foi dito na nossa audiência: Não se faz defensoria, sem defensores. O estado precisa trabalhar com os defensores públicos do próprio quadro ao invés dos dativos”, afirmou Calegário.
A presidente da ADPACRE, Aryne Cunha, estava presente na Audiência Pública e reforçou ainda mais a importância dos Defensores Públicos e da convocação destes para preencher o quadro do estado: “Quase todos defensores públicos estão se desdobrando para atender a capital e no interior e não pode ficar dessa forma. Além do ganho da população com a presença do defensor por perto, ele vai poder entender a necessidade da comunidade no coletivo”, ressaltou a presidente.