A tradicional disputa pela reitoria da Universidade Federal do Acre pode ter a situação inédita de agrupar apoio de políticos tão díspares como o senador Sérgio Petecão e o ex-senador Jorge Viana. Ambos podem se unir em torno da reeleição da reitora Guida Aquino. Ela é esposa do economista, professor coordenador do curso de Economia e ex-secretário de Fazenda, Orlando Sabino, responsável pela elaboração do que será o plano de governo de Petacão ao governo. Sabino é igualmente respeitado na esquerda e Guida já havia recebido o apoio do PT em sua primeira eleição.
Não está definido ainda se Guida terá algum adversário forte na disputa, que envolve votos de professores, alunos e técnicos administrativos dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul para elaboração de lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Bolsonaro, que é quem decide a nomeação.
Estão aptos a votar 16 mil alunos, mais de 800 professores e mais de 700 técnicos administrativos. Maior instituição de ensino superior público do Acre, o resultado da disputa pela reitoria, que costuma coincidir com ano eleitoral, tem impacto na disputa pelo governo do Acre. Tradicionalmente, o grupo que político que vence a disputa pela reitoria também vence a disputa pelo governo do Acre.
No caso dessa eleição, a conjunção de apoios de diferentes grupos políticos e ideológicos pode facilitar a recondução de Guida Aquino, que também tem bom trânsito junto ao governador Gladson Cameli, sendo muito amiga e companheira de Ufac da secretária de Educação, Socorro Neri.
A Tribuna