quinta-feira, dezembro 2, 2021
26.3 C
Rio Branco
quinta-feira 02 dezembro 2021

Volta às aulas: Jarude denuncia falta de merenda, EPIs e álcool em gel vencido nas escolas de Rio Branco

POR Assessoria

O vereador Emerson Jarude (MDB) apresentou nesta terça-feira, dia 19, um balanço parcial da fiscalização que está sendo feita pelo gabinete dele nas escolas públicas da rede municipal de ensino, diante do retorno das aulas presenciais, o qual acontece de forma gradual, incluindo turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental.

Segundo o vereador, apesar de ter reiniciado as aulas, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) não preparou a estrutura de segurança necessária para a retomada. Além da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foram entregues recipientes com álcool em gel vencido. Outro problema é a falta de condições de higiene e asseio das escolas, principalmente as rurais.

Uma das instituições visitadas foi a Escola Luiza Cadaxo, que fica no quilômetro 19 da Estrada de Porto Acre. Ainda segundo o parlamentar, a escola não tem sequer profissionais para fazer a limpeza das salas de aula, áreas administrativas e pátio central. Outra questão apontada é que os alunos do ensino especial são ensinados no pátio, fora do ambiente comum dos demais estudantes, numa total exclusão dos estudantes.

“Os itens de segurança não foram sequer entregues. A Prefeitura não se preocupou nem em fazer a substituição dos professores. Tem escola que só vai retomar as aulas no próximo ano, por culpa da falta de planejamento e organização da prefeitura da capital. Esse é o caso da Escola Mariana da Silva Oliveira. Eu nunca vi a merenda ser tão sucateada como agora. Não tem sequer leite para as crianças”, denuncia o emedebista.

O diretor da escola, professor Izaquel, reclamou que apesar das inúmeras solicitações, nem a merenda escolar foi entregue corretamente. Além disso, aparelhos de ar-condicionado não foram instalados e os alunos que utilizam fraudas descartáveis são trocados sobre a mesa do refeitório. O caso deve ser levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a Prefeitura de Rio Branco, apenas 30% dos alunos da rede municipal retornarão às aulas presenciais neste mês. As demais turmas vão retomar o ensino físico apenas nas próximas semanas, sendo a ultima etapa apenas no mês de dezembro próximo, quando 100% das turmas estarão em funcionamento, incluindo salas da creche ao 5º ano do ensino médio e Ensino de Jovens e Adultos, cujas aulas ocorrem em escolas municipais. “Não conseguiremos sequer dar o mínimo para as nossas crianças”, completa Emerson Jarude.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img