- Rodrigo Aiache é reeleito presidente da OAB/AC com mais de mil votos
- Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Cultura Ayahuasqueira
- Governo inaugura fábrica de chinelos no presídio de Cruzeiro do Sul
- Estatuto do MDB impede Vagner Sales de assumir presidência devido à cassação de direitos políticos
- Antônia Lúcia reafirma compromisso com Assis Brasil em reunião com prefeito Jerry Correia
- Incêndio destrói residência durante a madrugada em Rio Branco
- Time acreano enfrenta Flamengo na reinauguração da Arena da Floresta
- Advogado, deputado Eduardo Ribeiro critica confronto pesado na disputa pela OAB
- Governo do Acre garante novas moradias com recursos do Minha Casa, Minha Vida
- MP investiga morte de suspeito durante perseguição policial em Rio Branco
Dia: 6 de outubro de 2021
Nesta quarta-feira, 06, os deputados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do Governo, que transfere para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) a elaboração do Orçamento do Estado, atribuição da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A medida centraliza a execução orçamentária e financeira na Secretaria de Estado da Fazenda, reduzindo as atribuições da Secretaria de Estado do Planejamento.
Um caso macabro ocorreu nesta quinta-feira, 6, José Ribamar Gomes Ferreira, de 39 anos, teve o corpo incendiado após ser agredido a ripadas a morte dentro de uma residência localizada no Ramal do Florindo, situado numa área de invasão do bairro Jorge Lavocat, na capital. Informações dão conta que José Ribamar era usuário de drogas e foi visto pela manhã desta quarta correndo assustado para dentro de sua casa. A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas acharam o cadáver sem vida. O caso será investigado pela Polícia Civil.
O assistente social e ex-candidato a prefeito de Rio Branco pela Rede Sustentabilidade, Carlos Gomes, é acusado de ter cuspido e espancado Michele Queiroz, mulher trans conhecida por defender as causas LGBTQIA+ no Acre. A confusão teria acontecido no último sábado (3) no Mercado do Bosque. Michele alega que ao ir ao banheiro acabou passando pelo agressor que sem falar nada a cuspiu e foi aí que iniciou-se a confusão. “Ele parecia transtornado, fora de si, muita gente segurou ele e virou uma confusão. Muita gente me protegeu, nisso ele conseguiu me derrubar no chão. Eu caí e quando isso…
Após dois anos a Assembleia Legislativa aprovou por 17 votos favoráveis, na manhã de quarta-feira (6), o projeto de lei que versa sobre a doação, por parte do Estado, de absorventes para estudantes carentes. O Projeto de Lei é de autoria do deputado Chico Viga e tem como objetivo o combate a chamada “pobreza menstrual” que estaria obrigando garotas em idade escolar a abandonar as aulas nos dias em que estão menstruada e não tem condições financeiras para comprar absorventes. Ao defender a aprovação do respectivo projeto, Chico Viga lembrou que em 2019 quando apresentou a matéria chegou a ser…
Com 18 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou o projeto de lei que muda o nome do galpão cultural de Tarauacá para Giovani Accioly. Para o deputado Edvaldo Magalhaes (PCdoB), nada mais justo do que prestar a homenagem ao músico Giovani Accioly que morreu em novembro de 2020, haja vista que sua família sempre foi pioneira na defesa e construção da cultura naquela cidade. “O Giovani morreu precocemente, mas durante sua vida viveu e respirou esse ambiente cultural por conta do incentivo e apoio do pai, o jornalista Raimundo Accioly”, diz. O deputado Jenilson Leite (PSB) também…
Parlamentar já destinou R$ 19 milhões em emendas para o ensino no estado e pediu agilidade na liberação A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) reuniu nesta quarta-feira, 6, com o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte. O objetivo do encontro, realizado na sede do FNDE, em Brasília, foi solicitar liberação das emendas já enviadas para Educação no Acre, buscar mais recursos para os municípios acreanos e fortalecer parcerias dos programas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Mailza já destinou R$ 19 milhões para o ensino público no estado. “Quero agradecer ao Marcelo, presidente Jair Bolsonaro e…
O Diário Oficial de terça-feira (5) trouxe o decreto que cria a Semana Estadual do Hip Hop. De acordo com o decreto, toda segunda semana de junho será considerada a Semana do Hip Hop sendo que o evento passará a integrar o calendário oficial de eventos do Acre. Vale lembrar que o break dance passará a ser, no próximo ano, considerado o mais novo de esporte olímpico. Os praticantes do break dance estão inclusive trabalhando pela criação de uma federação acreana de break dance. “Estamos trabalhando para ajudar na construção de profissionais com potenciais de atletas olímpicos, sendo que estas pessoas…
O deputado José Bestene (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de quarta-feira (6) para defender o governo Gladson Cameli das críticas feitas por alguns parlamentares a respeito de crises na área da saúde e da educação. Bestene afirmou que é preciso levar em conta que o estado ainda atravessa uma pandemia e que isso afeta o resultado da gestão. “Temos que levar em conta que passamos e ainda estamos passando por uma pandemia. Fala-se que o governo não tem feito nada e na verdade tem sim, trabalhando dentro do que as circunstâncias permitem”, diz.…
Durante a sessão desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo aproveitou seu discurso para falar da importância da obra de duplicação da estrada que liga o aeroporto de Cruzeiro do Sul ao restante da cidade, no Juruá. A obra é uma conquista do Governo do Estado a partir de um empréstimo feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), que escolheu dentre todos os projetos apresentados o que seria mais viável financiar. Longo rebateu um questionamento feito pelo também deputado Neném Almeida a respeito da necessidade da duplicação da rodovia. “Essa…
Nesta quarta-feira, 5, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC), informou que o acusado de matar a namorada e jogar o corpo de Rosiane Martins Cavalcante, de 26 anos, dentro de uma cisterna será ouvido na manhã desta quarta-feira, 6, em uma audiência de instrução na 1ª Vara do Tribunal do Júri em Rio Branco. Rodrigo Duarte Gomes será ouvido e deverá responder por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, feminicídio e furto, já Anderson Oliveira da Silva, que está foragido, também responde pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Além disso, o órgão destacou que mais…