A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, tem sido alvo de denúncias e muita reclamação por parte das mulheres que buacam atendimento naquela unidade de saúde. A Folha do Acre recebeu na segunda-feira (13) mais uma denúncia dando conta das péssimas condições do prédio, da alimentação que é servida às pacientes e ao atendimento feito pelos profissionais que atuam na maior maternidade do estado.
“Os colchões são todos rasgados e sujos, as cadeiras também, o ar-condicionado para funcionar precisa chamar o técnico. O pior é que a gente nem pode reclamar, o pessoal que trabalha aqui é um mais ignorante que o outro”, relata dona Renilda Rocha, que acompanhava a filha que acabara de dar à luz.
A mulher segue o relato afirmando que devido os móveis estarem a maioria em péssimas condições, os berços são disponibilizados somente para crianças cujo a mãe foi cirurgiada.
“Como já está tudo quebrado, os poucos berços que restaram só podem ser usados por aquelas mães que tiveram que passar por cirurgia. Agora a criança tem que ficar encima desse colchão velho rasgado cheio de sujeira. Tá uma imundice só”, destacou.
A reportagem da Folha do Acre buscou um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), mas até a publicação desta matéria não havia recebido resposta. Fica aberto o espaço para esclarecimentos por parte da gerência da maternidade e também da Sesacre.