Jorge Viana recebeu a equipe da Folha do Acre 5 dias antes do seu aniversário de 62 anos. Magro, elegante, com porte de atleta que corre meia maratona e mergulhado no ambiente digital onde ministra aulas de mestrado, participa de reuniões sobre meio ambiente com pessoas de relevância mundial e recebe alguns amigos. É o mesmo Jorge Viana que em 1990 aos 31 anos disputou o governo do Acre pela primeira vez e era chamado de forma pejorativa por seus opositores de “menino do PT”.
É o mesmo Jorge Viana, porém com cabelos grisalhos, uma experiência de ex-governador e primeiro vice-presidente do Senado e transparecendo uma imensa vontade de lutar por uma nova política. Cotado para disputar um cargo majoritário pelo PT, Jorge Viana não diz se disputará o governo ou uma vaga ao Senado.
“Vou deixar esta discussão para o próximo ano. Estou focado nos meus trabalhos, cuidando da minha vida e visitando uns amigos”, disse.
Jorge Viana é atualmente o principal trunfo do PT local por uma vaga majoritária e o homem mais próximo do ex-presidente Lula que poderá disputar eleição em 2022.
“Espero que esse ciclo complicado da política passe e possamos debater a boa política, sem rancor, sem miudezas”, disse.