O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) protocolou nesta segunda-feira (13/9) o pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a facada contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018.
“Bolsonaro tinha 8 segundos de televisão e passou a ter 24 horas (…). Foi na facada que ele ganhou as eleições”, disse o deputado em entrevista ao site Poder360.
Quando ainda era candidato à presidência, Bolsonaro foi atingido por um golpe de faca durante uma visita à cidade de Juiz de Fora, Região Sul de Minas Gerais, em 6 de setembro de 2018. O ataque foi feito por Adélio Bispo de Oliveira, preso em flagrante.
Adélio foi considerado inimputável pela justiça. Isto quer dizer que ele era considerado incapaz de responder pelos atos que praticou. Assim, o acusado teve sua pena convertida em internação psiquiátrica por tempo indeterminado. Ele cumpre a sentença na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul desde 2018.
O deputado disse que tomou a decisão de pedir a abertura da CPI após assistir ao documentário “Bolsonaro e Adélio – Uma Facada no Coração do Brasil”, do jornalista Joaquim de Carvalho.