sábado, outubro 23, 2021
32.3 C
Rio Branco
sábado 23 outubro 2021

Mesmo após chuvas, nível do rio Acre ainda preocupa autoridades, diz Defesa Civil

POR Marcelo Torres

Apesar das últimas chuvas que caem sob o Acre, à Defesa Civil Municipal de Rio Branco alerta para o consumo excessivo de água, pois o principal manancial dos acreanos, o Rio Acre, ainda está com seu nível baixíssimo, causando preocupação as autoridades competentes.

No último fim de semana, o nível das águas do Rio Acre teve uma forte baixa em sua lâmina d’água, como explica o Major do Corpo de Bombeiro e Coordenador de Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão.

“Tivemos uma redução de 17 centímetros na medição do Rio Acre no último fim de semana, mas nas manhãs de segunda e terça-feira, o manancial se recuperou um pouco, e nesta quinta-feira, 30, o Rio Acre chegou à medição de 1m e 51cm”, explicou Cláudio Falcão.

Apesar dessa recuperação nas últimas 24h, em torno de 11 centímetros, Falcão ressalta que isso não é razão e motivo para ficar despreocupado, pois ainda continuamos com a segunda pior marca de toda história e a crise hídrica intensificada.

“A prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil não para, estamos diariamente percorrendo os bairros e aparte da zuna rural da capital acompanhando essa estiagem que estamos enfrentando. Ainda não há previsão de chuvas regulares para esse mês de outubro, então teremos ainda 30 dias pela frente de forte estiagem”, declarou.

Em relação aos igarapés, há uma outra preocupação, com o acúmulo de lixos, falta de matas auxiliares e ligações de esgotos clandestinos para dentro dos rios causam um grande transtorno.

“Com a chegada do período chuvoso podemos ter enxurradas, como ocorreu no início deste ano, com isso a prefeitura já está em diversos bairros realizando mutirão de limpeza”, enfatizou, Cláudio Falcão.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img