sábado, setembro 25, 2021
32.3 C
Rio Branco
sábado 25 setembro 2021

Márcio Bittar é escolhido relator do PL que pede privatização dos Correios

POR Redação Folha do Acre

O Senador do Acre, Márcio Bittar (MDB) foi designado relator do Projeto de Lei 591/2021 que tem como proposta a privatização dos Correios. A matéria que foi aprovada na Câmara dos deputados em agosto, segue agora para o Senado Federal. Além da privatização, a matéria tem o objetivo ainda de manter o Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP).

A chancela do nome de Bittar como relator, teria sido um acordo fechado pelo líder do governo no senado, Fernando Coelho (MDB-PE). A inclusão do senador do Acre também ocorreu durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na manhã de hoje (14), e o anúncio foi pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Em entrevista à Agência Câmara, Bittar comentou como serão os primeiros trabalhos sobre a matéria. “Vamos tentar fazer na mesma semana para ouvir as duas versões básicas sobre o assunto. Ele [o projeto] prevê a possibilidade de concessão de uma parte do serviço essencial, que a Constituição garante que tem que ser monopólio da União, e, de outra parte, a privatização do que pode ser feito. O juízo de valor sobre o mérito não é agora”, disse.

Vale lembrar que a matéria da privatização é do Poder Executivo que autoriza a União a vender a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para a iniciativa privada. “Por 18 meses após a privatização, os atuais empregados só podem ser demitidos por justa causa. Mas podem aderir a um plano de demissão voluntária em até 180 dias”, aponta uma das medidas do dispositivo.

Acre News

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img