domingo, setembro 19, 2021
27.3 C
Rio Branco
domingo 19 setembro 2021

Novos livros de não-ficção permitem aprender diversas lições valiosas

POR Redação Folha do Acre

Nos últimos anos foram lançados no Brasil diversas obras de autores renomados. Esses novos livros de não-ficção permitem aprender diversas lições valiosas e aqui será possível conhecer algumas das principais.

Obra-prima de professor israelense permite descobrir mais sobre a história

Com uma nova edição recém-lançada, a obra “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” é um dos maiores clássicos contemporâneos, conquistou milhões de leitores ao redor do mundo e em breve deve ganhar uma adaptação para o cinema dirigida pelo lendário Ridley Scott.

Escrita pelo professor Yuval Noah Harari, Sapiens conta toda a história dos seres humanos na Terra e como conseguimos passar de simples parentes de antepassados dos primatas para a espécie mais dominante do planeta – a ponto da era em que vivermos ser considerada o antropoceno.

Dos impressionantes 4,5 bilhões de anos do planeta Terra, os humanos só existem por alguns milhares de anos, uma fração ínfima do total, e a obra-prima de Harari desenvolve uma narrativa única e envolvente que conta as ferramentas que utilizamos para conseguir esse feito em tão pouco tempo.

A análise multidisciplinar de Harari utiliza fundamentos de biologia, história e economia para explicar tanto os pequenos quanto os maiores acontecimentos que marcaram e alteraram a humanidade para sempre, que vão da descoberta do fogo e o desenvolvimento da agricultura até chegar as startups do Vale do Silício.

Os fãs de Sapiens incluem diversas personalidades influentes em diversas áreas, que vão do ex-presidente norte-americano Barack Obama e o bilionário Bill Gates, passando por pensadores e cientistas renomados como Suzana Herculano-Houzel, Jared Diamond e Leandro Karnal e atrizes como a talentosa Natalie Portman.

A obra é um verdadeiro convite a reflexão sobre o que fez a humanidade se tornar o que é hoje e para onde ela pode ir no futuro, sendo recomendada para absolutamente qualquer pessoa que queira aprender lições valiosas sobre os humanos e seu potencial infinito.

Livro sobre mercado financeiro conta com diversas lições essenciais para a vida

Escrito por Edward O. Thorp, que fez fama com o blackjack ao desenvolver uma estratégia para vencer as diversas modalidades existentes e depois conquistou o mundo dos negócios como gerente de fundos de investimento, o livro “Um Homem para Qualquer Mercado” é uma obra essencial para quem quer aprender a pensar de forma crítica.

Matemático de formação, Thorp utiliza o seu livro para contar todas as conquistas que fez ao longo de uma carreira de décadas nos cassinos e no mercado financeiro e, muito mais importante, como ele conseguiu realizar todos esses feitos impressionantes utilizando um conjunto de lições inesquecíveis.

A principal maneira pela qual Thorp ensina os seus leitores é utilizando diversos exemplos que encontrou ao longo das suas décadas de carreira e explicando como a sua curiosidade intelectual o motivou a procurar soluções e respostas além do óbvio.

Assim como o lendário físico Richard Feynman, um dos maiores nomes em relação a complexa física quântica, Thorp também é um grande crítico da ideia de que decorar alguma coisa é entendê-la e grande parte do livro é dedicada a fornecer ao leitor dicas valiosas sobre como pensar por si mesmo de forma crítica.

Uma verdadeira jornada intelectual por diversos temas relacionados ao mercado financeiro e a vida de maneira geral, que pode incluir lições relevantes para temas que vão da melhor forma para investir até a melhor maneira de montar um orçamento eficaz para tradução técnica, o livro de Thorp é uma adição essencial a qualquer biblioteca pessoal.

Livro de pensador sueco é essencial para saber o que é importante no meio de tantas informações

Uma das principais características da nova era da informação é o fato da quantidade impressionante de matérias, dados e estatísticas, muitas vezes pessimistas, com as quais somos bombardeados todos os dias.

Nesse sentido, poucos livros são tão importantes para ajudar a determinar o que é fato e o que é apenas uma opinião disfarçada de fato quanto o livro “Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos”.

Escrito em conjunto pela família sueca Hans Rosling (pai), Ola Rosling (filho) e Anna Rosling Rönnlund (nora), a obra utiliza dados e estatísticas de fontes confiáveis para mostrar respostas muitas vezes pouco intuitivas sobre o mundo.

Uma lufada de ar fresco, o livro oferece diversos dados positivos e atualizados em relação a tendências globais importantes como aumento da qualidade da educação, diminuição da pobreza e outras notícias promissoras para mostrar o quanto a humanidade de maneira geral progrediu de forma impressionante nas últimas décadas.

Uma obra capaz de alterar percepções errôneas sobre o mundo e fornecer diversas ferramentas e argumentos factuais importantes, Factfullnes é um dos grandes lançamentos dos últimos tempos e merece ser conferido.

 

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img