sábado, outubro 23, 2021
32.3 C
Rio Branco
sábado 23 outubro 2021

Acre recebe lote da CoronaVac suspenso pela Anvisa; doses vão ser recolhidas pelo Ministério da Saúde

POR Redação

O Acre está entre os estados que recebeu doses da vacina CoronaVac com alguns lotes suspensos cautelarmente pela Anvisa e proibidos de serem distribuídos e usados. A informação foi confirmada pelo Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI), à Rede Amazônica, nesse sábado (4).

Na tarde de sábado, o estado recebeu um novo lote da vacina com mais de 26 mil doses da CoronaVac, destas, 17 mil doses vão ser devolvidas. O PNI informou que as doses já estão separadas e devem ser recolhidas pelo Ministério da Saúde.

“A gente recebeu esse lote hoje [sábado], está na central estadual, já reservamos em uma geladeira separada. Na segunda [6], o Ministério da Saúde vai fazer o recolhimento. Nenhuma dose foi distribuída aos municípios”, disse a coordenadora do PNI Estadual, Renata Quilles.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no sábado que adotou medida cautelar para interditar pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em uma planta – local de fabricação – não aprovada pelo órgão.

Em nota, o Instituto Butantan disse que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”. O Butantan declarou ainda que “convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac”, na China.

Na sexta (3), a Anvisa foi informada pelo Butantan que a farmacêutica Sinovac, fabricante dos insumos da vacina, enviou para o Brasil, na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), 12.113.934 doses.

Porém, segundo a agência, a unidade fabril responsável pelo envase dessas doses não foi inspecionada e aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à CoronaVac.

O Instituto Butantan informou ainda, segundo a Agência, que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, e que somam 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

G1

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img