Dia: 1 de setembro de 2021

A advogada Joana D’arc avisou nesta quarta-feira, 1°, que deve solicitar o pedido de anulação da sessão plenária. Segundo ela, como advogada, detém essa prerrogativa. “Apenas pra constar tenho a prerrogativa de pedir anulação da sessão do 31 agosto da Câmara”, alertou. Joana destacou que um dos motivos para tomar essa atitude é devido ter descoberto o caráter dos 14 vereadores que votaram a favor do prefeito. “Revelados o caráter dos 14 desmamados de Bocalom”, declarou.

Read More

Os deputados estaduais Roberto Duarte e Pedro Longo apresentaram nesta quarta-feira (1) ao procurador geral do Estado, João Paulo Setti, um relatório que aponta a possibilidade para a nova chamada do curso de formação e convocação dos integrantes do Concurso da Polícia Civil. “Nós retomamos o diálogo com o líder do governo, Pedro longo, e com o procurador geral, para buscarmos a convocação. Nada justifica o governo querer realizar um novo concurso público – que vai gerar despesas para o Estado – se há um certame vigente com a mesma finalidade”, explicou Roberto Duarte. A proposta conjunta contrapõe a intenção…

Read More

Os constantes aumentos na tarifa de energia elétrica levaram, nesta quarta-feira, 1°, o deputado federal Leo de Brito (PT) ao plenário da Câmara dos Deputados para se pronunciar em defesa da população e rechaçar a atuação do presidente Jair Bolsonaro diante da situação que vive o país. Segundo o parlamentar, foi com perplexidade que ele assistiu no noticiário a fala do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciando mais um aumento na tarifa de energia elétrica e sua solicitação para que os brasileiros racionem energia elétrica. “O governo do presidente Jair Bolsonaro é o governo do apagão. Temos apagão…

Read More

A quarta-feira, 1, foi um dia movimentado na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) com diversos projetos  e vetos para serem apreciados pelos parlamentares. O deputado Nicolau Júnior (Progressistas), presidente da Aleac, destacou dois assuntos que considera de extrema importância para o estado. O primeiro trata da rapidez com que passou pelas comissões, o projeto que prevê do governo do Estado, um auxílio financeiro para aquisição de notebook e pagamento de internet aos professores que estão em sala de aula. ] Pela proposta, professor, gestor pedagógico e diretor de ensino, que estiverem efetivamente em sala de aula, irão receber um repasse em única…

Read More

Nesta quarta-feira, 1, a base do governo e oposição chegaram a um consenso e aprovaram, por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Acre, o projeto de lei autoria do executivo que autoriza o governo a extinguir o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) Além disso, o PL cria quadro de pessoal em extinção para incorporar mais de 900 trabalhadores no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O PL reforça que os mais de 900 servidores, cujo 50% deveriam ser demitidos até o dia 30 de setembro, passem a compor um quadro especial em extinção , vinculado a…

Read More

Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quarta-feira, 1 de setembro, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que prevê aos professores da rede estadual de ensino, que estão efetivamente na sala de aula, um auxílio financeiro do governo do Estado para aquisição de notebooks e planos de internet. O projeto segue agora para sanção do governador Gladson Cameli (Progressistas). De acordo com o PL, a iniciativa faz parte de uma ação governamental destinada a garantir, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, a efetiva continuidade do Programa de Inovação Educação Conectada, previsto no Decreto Federal…

Read More

Representantes de 20 dos 22 municípios acreanos participaram na manhã de quarta-feira (1) de uma oficina de planejamento e capacitação do programa Titula Brasil. De acordo com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre, Sérgio Bayum, a parceria dos municípios com o Incra é fundamental para o sucesso do programa. “Na maioria das vezes as pessoas procuram diretamente a prefeitura e por isso acreditamos que seja importante para o sucesso do programa Titula Brasil que foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis…

Read More

Por 14 votos a 8, os deputados estaduais mantiveram o veto governamental sobre o projeto de lei de autoria do deputado Ghelen Diniz (PP) que tratava sobre a obrigatoriedade da Energisa avisar com 48 horas de antecedência sobre cortes no fornecimento de energia e vistorias elétricas. O projeto de apelo popular foi vetado pelo governador Gladson Cameli e retornou para a Assembleia Legislativa do Acre para ser analisado pelos deputados. Após muita discussão e bate-boca entre os deputados, os parlamentares votaram pela manutenção do veto, ou seja, deixando tudo de acordo com o que foi decido pelo governador.

Read More

Ao defender o projeto de lei que versa sobre a obrigatoriedade da Energisa em avisar aos consumidores com 48 horas de antecedência sobre cortes e vistorias, o deputado Edvaldo Magalhaes (PCdoB) afirmou na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que a empresa possui uma sala dentro do gabinete do governo do Acre, Gladson Cameli. Edvaldo diz que considera um absurdo o governador Gladson Cameli ter vetado o projeto de autoria de Ghelen Dinis. “Ainda vem dizer que a ‘coitadinha da empresa’ precisa sobreviver economicamente. Coitados dos consumidores que têm que pagar uma tarifa altíssima e que veem sua energia ser suspensa…

Read More

Foi divulgado na imprensa na manhã desta quarta-feira (1) que o Ministério Público do Acre (MP/AC) está de olho nas novas nomeações de cargos comissionados na Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e empresas terceirizadas de Rio Branco. O site Ac24horas noticiou que o MP/AC deve notificar nós próximos dias a Emurb e empresas terceirizadas para que entreguem a lista de contratação e demissão dos últimos 45 dias. O diretor-presidente da Emurb, José Assis Benvindo, afirmou que se a empresa for notificada estará de portas abertas para cooperar com o MP/AC nas investigações.

Read More