O grupo extremista Talibã, que está em uma campanha de conquista em vários territórios ao redor do Afeganistão, ordenou a paralisação da vacinação contra a Covid-19 em algumas partes do país. Até o momento, sabe-se que na província de Paktia, no leste do Afeganistão, membros do Talibã ordenaram que os esforços de imunização fossem interrompidos após tomarem a cidade.
Em entrevista para o site de notícias afegão Shamshad News, Walayat Khan Ahmadzai, que ocupava o cargo de diretor provincial de saúde em Paktia, disse que o Talibã alertou funcionários do hospital regional da província para que eles parassem imediatamente a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19. Logo em seguida, a enfermaria onde os imunizantes eram aplicados foi fechada.
A situação no Afeganistão é bastante preocupante, e o avanço do Talibã na conquista de territórios ao redor do país tem acontecido cada vez mais rápido. Para se ter uma ideia, o presidente afegão, Ashraf Ghani, resolveu fugir do país conforme os extremistas se aproximavam da capital, Cabul, que era a última grande cidade ainda controlada pelo governo oficial do país.
Olhar Digital