Ícone do site Folha do Acre

Sevidores da Fundhacre protestam contra terceirização do setor de material e esterilização

Por Redação Folha do Acre

Trabalhadores denunciam também descaso quanto ao uso de equipamentos caríssimos no hospital

Trabalhadores da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizam, na manhã desta terça-feira, 3, manifestação contra a terceirização do setor de material e esterilização, que passou a ser gerenciado por uma empresa privada.

Segundo uma funcionária, que não quis se identificar por medo de represálias, foi encaminhada denúncia ao Ministério Público do Estado para que a instituição apure a legalidade na contratação da empresa. Sobretudo, além deste ponto, a mobilização também visou denunciar o suposto descaso quanto ao uso de equipamentos.

“Tem vários equipamentos caríssimos parados, e eles estão colocando como se a contratação dessa empresa fosse resolver toda a fila de cirurgia, mas isso não tem nada a ver. Tem oito salas cirúrgicas, das quais só funcionam seis, não tem quantidade ideal de funcionários, insumos, etc, e estão justificando como se a terceirização da sala de material e esterilização fosse resolver o problema da fila inteira de cirurgias, mas, e os leitos?”, declarou.

No último dia 11 de julho, o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, já havia se manifestado sobre o assunto por meio de nota em que informava que “a Fundação Hospitalar tem em média 11 mil pacientes na fila de cirurgias de várias especialidades, desde o ano de 2016. Nesse sentido, o processo para a contratação da empresa irá auxiliar na agilidade da fila reprimida”.

A Gazeta do Acre

Sair da versão mobile