A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota técnica nesta quinta-feira, 26, explicando quem será o público alvo para a terceira dose contra a covid-19, anunciada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, a dose de reforço, tem previsão de início para o dia 15 de setembro, apenas em idosos acima de 70 anos, com mais de 6 meses de aplicação da segunda dose e pessoas com alto grau de imunossupressão, cujo levantamento será enviado pelo Ministério da Saúde.
A decisão ocorre após estudos indicarem que pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos apresentam uma resposta imune ao coronavírus inferior em relação a outros indivíduos, mesmo após terem completado o regime vacinal. É por conta disso que o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma terceira dose da vacina, buscando uma forma de reforço à proteção.
Na nota técnica, a Sesacre estima que 30 mil idosos deverão receber a terceira dose de reforço. Segundo a pasta, se enquadram em alto grau de imunossupressão, portanto, poderão receber mais uma dose aqueles que tenham:
I Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);
VII – Pacientes em hemodiálise;