Pacientes renais crônicos poderão fazer exames da covid em casa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira

Foi publicado na manhã desta segunda-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE), uma lei que concede prioridade para pessoas com doença renal crônica na hora de realizar exames que diagnosticam a covid-19.

Segundo publicação, pacientes com doença renal crônica com tratamento em hemodiálise e diálise ou transplantadas e as pessoas com neoplasia maligna terão prioridade na realização de teste rápido, RT-PCR e exame sorológico para diagnóstico do novo coronavírus ou de outras doenças virais relacionadas com a pandemia.

O direito também será aplicado para outros pacientes que possuam doença grave e para aqueles que necessitam se deslocar frequentemente para realizar tratamentos em clínicas ou unidades de saúde.

Os pacientes serão informados permanentemente sobre o estado de saúde, além de conceber assistência à família caso sejam infectados.

Se o exame for indicado por um médico, a coleta do material necessário poderá acontecer na residência do paciente ou na unidade de saúde, clínica de hemodiálise, nefrologia, quimioterapia ou radioterapia em que realiza o tratamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp