Ao menos 81% dos empresários rio-branquenses demonstram otimismo com as vendas, diz pesquisa

Comerciantes da capital Rio Branco seguem com preparos para as vendas dos Dias dos Pais de 2021 e, segundo dados da pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, de 26 a 30 de julho, 81% dos empresários rio-branquenses demonstram otimismo quanto às vendas do comércio de bens e serviços no varejo na data comemorativa que abre o segundo semestre do ano.

O avanço significativo da vacinação da população contra a Covid-19 no Estado permite a flexibilização dos setores comerciários, bem como sinaliza um aquecimento na economia do mercado de Rio Branco, mesmo com níveis de preço ainda preocupantes. Os sinais de melhora para o mercado, segundo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged), o aumento de emprego na economia insinua impacto positivo para o setor de comércio.

Segundo o levantamento feito pela equipe técnica do sistema Fecomércio/AC, 68% dos entrevistados informam que a preparação do estabelecimento comercial está focada na divulgação das novidades em estoque, 18% trabalham otimizando a logística do segmento e 10% com investimentos em embalagens específicas.

Nesse sentido, 65% dos empresários utilizam as redes sociais como iniciativa de aumento do movimento das vendas da data comemorativa. Outras iniciativas do comércio visando o aumento das vendas são:  serviços gratuitos de delivery (11%); investimento em marketing (11%); criação de brindes (10%) e voucher (3%) como estratégia de vendas para os clientes com mais gastos.

Dos 77 empresários consultados, 33% investiram em tecnologia para negócios de venda e compras como estratégia de manutenção ativa do comércio no período de pandemia, bem como 31% dos entrevistados relataram a necessidade de adaptação do horário de funcionamento por conta do período de pandemia, e 12% dispensaram mais tempo renegociando dívidas fiscais e bancárias. A pesquisa destaca, ainda, 24% dos empresários que afirmam sobre grande parte do tempo buscando meios para “enxugar” custos.

Para 85% dos empresários, as ações relacionadas à otimização de recursos se mostram eficazes para manutenção das atividades de vendas. Outra parcela de 15% revela mais foco no aprimoramento do sistema de planejamento dos negócios.