domingo, setembro 19, 2021
27.3 C
Rio Branco
domingo 19 setembro 2021

Governo trabalha para garantir abastecimento de água em período de estiagem

POR Agência de Notícias do Acre

Em tempos de alta temperatura, pouca umidade e mananciais em níveis baixos, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), reforça o cuidado para garantir o abastecimento de água em Rio Branco, mesmo no período de estiagem.

Nesta sexta-feira, 20, mesmo com o nível do Rio Acre abaixo do ideal, em 1,42 m, nas duas unidades de produção da capital (ETA I e ETA II), o volume de água tratada se mantém próximo de 1.600 litros por segundo, quantidade máxima que as ETAs do Depasa, na capital, conseguem tratar.

O resultado é fruto de um trabalho diário das equipes, que vem sendo intensificado desde o início do ano. “Na ETA II, implantamos mais um flutuante. Hoje temos lá três flutuantes para fazer a captação. Na ETA I, colocamos dois flutuantes, deixamos a bomba da torre como reserva, então hoje trabalhamos com tranquilidade, mantendo a vazão da ETA I em 590 litros e a ETA II na faixa de 960, operando com capacidade total”, explicou o diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz.

Intervenções para melhorar a distribuição

Com a captação estável, o foco do trabalho agora é para garantir que a água tratada chegue a todos os usuários do Depasa. Com esse objetivo, esta semana foi realizada uma parada programada para instalação de uma bomba de maior potência para reforçar o abastecimento na parte alta da cidade.

“Fizemos a substituição de um conjunto motobomba para aumentar o volume de água que o Reservatório Placas manda para o Reservatório Bem-te-vi e com isso fazer um abastecimento mais eficiente na regional do Bem-te-vi, garantindo que a água chegue mesmo aos locais onde antes havia dificuldade”,  informou Alan Ferraz.

Ainda para melhorar a distribuição de água da capital, no outro lado da cidade e no Segundo Distrito, mais uma bomba está sendo instalada nesta sexta-feira.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, enfatizou o compromisso da gestão Gladson Cameli em atender bem a população: “Água é vida. E nosso trabalho diário é garantir que esse serviço essencial chegue com qualidade a todos os usuários do Depasa”.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img