sábado, setembro 18, 2021
29.3 C
Rio Branco
sábado 18 setembro 2021

‘É importante conservar a floresta e valorizar as pessoas que cuidam dela’, diz Israel Milani em ação humanitária no Rio Liberdade

POR Assessoria

Ação Humanitária Itinerante leva educação ambiental, saúde e cidadania para mais de 2 mil pessoas na Floresta Estadual do Rio Liberdade

Todas as florestas estaduais, incluindo o Parque Estadual Chandless, receberam ações de educação ambiental, social, jurídica e de saúde, com destaque para a vacinação contra Covid 19. O projeto foi criado para valorizar a vida das pessoas moram nas Unidades de Conservação estaduais e seus entornos.

A maior das estruturas da Ação Humanitária Itinerante está em pleno funcionamento na Floresta Estadual do Rio Liberdade, em Tarauacá. Começou nesta sexta-feira, 13 e encerra amanhã, a última edição 2021 do projeto itinerante que uniu o Governo em prol da melhoria da qualidade de vida da população que mora na floresta. Os comunitários estão sendo atendidos na Escola Estadual Maurício Matos, próximo a Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade.

A previsão é que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas durante os dois dias. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas e conta com vários importantes parceiros, como o gabinete da primeira-dama, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (Seasdhm), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Tribunal de Justiça (TJAC), além das prefeituras municipais que sediam cada evento.

O governador Gladson Cameli prestigiou a primeira edição da Ação Humanitária Itinerante, que aconteceu no mês de maio deste ano no Parque Estadual Chandless, e veio ao Liberdade para participar do encerramento da atividade em 2021. “Tem que levar mesmo o melhor atendimento a esse povo que tanto precisa. Nós estamos presentes e dispostos a fazer o que for preciso para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador.

Depois do Chandless, a ação chegou a Floresta Estadual do Afluente, no município de Manoel Urbano, depois chegou às três florestas estaduais que formam o Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg). A Floresta Estadual do Antimary também foi contemplada com ação de saúde no mês de maio, feita pela prefeitura do Bujari com apoio do Governo.

A cerimônia de abertura da ação no Liberdade foi realizada durante a manhã desta sexta, com a presença do governador Gladson Cameil,dos representantes das instituições estaduais parceiras da Ação Humanitária Itinerante, da prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia, além de representantes da Prefeitura e da comunidade local.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, destacou o trabalho integrado que vem sendo executado pela pasta ambiental. “Com o apoio dos parceiros nós conseguimos levar essa ação a todas as florestas, bem como ao Parque Estadual Chandless, obtendo neste último local 100% de atendimento. É importante conservar a floresta e mais ainda valorizar as pessoas que moram nela, que cuidam dela”.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img