Vigilância de Rio Branco afirma que precisa atender jovens que ainda não receberam a vacina antes de avançar para imunização de adolescentes.
As equipes de saúde de Rio Branco ainda esperam vacinar mais de 50 mil jovens entre os 18 e 23 anos. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (29), pela coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, à Rede Amazônica Acre.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu a vacinação para esse público na segunda (26).
Antes de avançar para a próxima fase, que seria imunizar adolescentes acima dos 12 anos, Socorro Martins destacou que a capital acreana precisa avançar na atual faixa etária. Segundo a coordenadora, entre sexta (23) até esta quinta já foram vacinados mais de 25 mil jovens.
“Chegamos nesse momento tão esperado que é vacinar o público acima dos 18 anos, muitos estados estão correndo atrás dessa meta de diminuir cada vez mais a faixa etária. Já vacinamos muita gente, a procura foi muito grande, mas lembrando que essa faixa etária tem um público muito grande, ainda temos, em média, umas 50 mil pessoas de 18 a 23 anos a serem vacinadas”, relatou.
A coordenadora lamentou ainda que a procura pela vacina tenha diminuído entre quarta e esta quinta. A Semsa atendeu com 12 pontos de imunização abertos das 8h às 16h nesta quinta. Socorro falou também que a capital já vacinou 65% da população com a primeira dose.
“Chamamos esses jovens para irem para a unidade fazer sua vacina o quanto antes para adquirir imunidade e aguardar a segunda dose. Faltam ainda 50 mil pessoas, que é muita gente. Já vacinamos, com esse público, 65% [da população] que é um percentual esperado. Com a segunda dose deixam muito ainda a desejar, estamos só com 20% de segunda dose, estamos com a média maior que a do Brasil, mas ainda é pouco”, frisou.