O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou na quarta-feira (21) comunidades do Seringal Florianópolis, no município de Cruzeiro do Sul. As comunidades são povoadas em sua maioria por produtores de açucar mascavo, rapadura e melado, produtos derivados da cana-de-açucar.
O deputado tucano aproveitou as visitas para ouvir de perto as reivindicações dos produtores. O parlamentar convidou técnicos da Emater e Sabrae para acompanhá-lo e conhecer os projetos de produção de açucar mascavo e melado na região e proporcionar melhorias aos trabalhadores.
Em uma dessas comunidades visitadas, os parlamentar conheceu onze engenhos que trabalham com os produtos da cana-de-açucar. O trabalho no engenho passa de geração para geração. Uma mesma família, composta pelo pai e mais cinco filhos, já trabalha há mais de 60 anos na produção de açucar mascavo, melado e rapadura. Eles produzem cerca de 150 quilos de produtos por dia.
Durante conversa com o deputado Gonzaga, os produtores pediram apoio do parlamentar, Sebrae e Emater para conseguirem a certificação do seus produtores para poderem vender a produção para fora do Acre e assim aumentarem suas rendas. Para poder comercializar o açucar mascavo para outros estados, os engenhos acreanos precisam de um selo de certificação ambiental.
“Ouvimos os produtores de açucar mascavo e melado dessas comunidades do Sergingal Florianópolis e, juntamente com o Sebrae e Emater, vamos buscar uma forma de apoiar esses trabalhadores a conseguirem o selo de certificação para poderem vender seus produtores para outros estados. O trabalho deles é formidável. Mesmo com algumas difilcudades eles produzem um açucar de qualidade que tem mercado em qualquer região do Brasil”, disse Gonzaga.