Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 divulgou, por meio de nota técnica nesta sexta-feira (23), avaliação dos últimos 15 dias das regionais do estado.
O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 decidiu, nesta sexta-feira (23), manter todos os municípios do Acre na faixa amarela, que é de atenção. O anúncio, diferente das outras vezes, foi feito por meio de uma nota técnica e não por coletiva.
As medidas são válidas para os próximos 15 dias. Os dados da avaliação são feitos entre as duas últimas semanas epidemiológicas, entre 4 a 17 de julho de 2021.
“Este Comitê, órgão deliberativo auxiliar do Estado nas matérias relacionadas à Covid-19, vem a público informar a manutenção das três regionais de saúde do Estado do Acre em Nível de Atenção (Bandeira Amarela), permanecendo, portanto, todas as medidas já em vigor desde a classificação anterior”, diz a nota assinada pela secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano.
No dia 9 de julho, o comitê já tinha reclassificado todas as regionais do estado na bandeira de atenção.
O informe técnico, anexado à nota técnica, descreve os detalhes da avaliação do comitê. Os dados mostram que a Regional do Alto Acre ficou com nota 8 e, entre os indicadores analisados, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em 100% na regional.
A Regional do Baixo Acre e Purus alcançou nota 6 e dos sete indicadores apresentou aumento de 2% apenas no isolamento social.
A Região do Juruá e Tarauacá/Envira teve nota 7. Segundo o Comitê, essa regional teve aumento de 300% no número de mortes por Covid-19.
Com os municípios na fase amarela, todos os segmentos comerciais e igrejas podem funcionar com a capacidade de 50%. E o horário de funcionamento para bares e restaurantes fica estendido até a meia-noite.