Alcides, o agricultor acreano de 62 anos que coleciona bonecas: ‘São minhas filhas’

Seu Alcides Nogueira é um senhor de 62 anos de idade que mora numa casinha de madeira em um sítio localizado no Ramal Novo Horizonte, que tem acesso pelo km 49 da BR-364, zona rural do município de Plácido de Castro, no interior do Acre. O que chama atenção em meio à toda a simplicidade é a coleção inusitada que o homem tem. Ele tem várias bonecas.

Filho de seringueiros, Alcides perdeu o pai ainda adolescente e foi criado junto aos irmãos na companhia da mãe. Alcides tem um irmão, Alcindo, ambos são excepcionais. Alcindo não gosta de visitas e toda vez que chega alguém ele sai e entra na mata.

Alcides contou um pouco sobre a vida para nossa reportagem. “Desde pequeno que gosto de bonecas, são minhas filhas, tem a Lelé, a Pol, a Sabrina, elas ficam aí. Minha casinha é simples, mas é boa, eu cuido delas, gosto muito delas”, disse.

O homem sobrevive de um benéfico do governo e da plantação que cultiva na propriedade. Os irmãos e a mãe são cuidados por uma irmã mais jovem que mora bem próximo. Como nunca estudou, Alcides não conhece dinheiro e identifica as cédulas pelos animais que cada uma recebe na impressão.