A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) anunciou na noite desta sexta-feira, 11, que a vacinação para o público em geral que começará na próxima segunda-feira, 14, será feita de forma escalonada.
O anúncio causou surpresas nas redes sociais, já que a pasta tinha anunciado na quinta-feira, 11, que a vacinação começaria pelo grupo de 55 a 59 anos, com três dias de campanha de vacinação, seguindo a recomendação Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Ao ac24horas, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, justificou que a decisão de vacinar uma faixa-etária por dia, começando com os 59 anos, tem o intuito de evitar a superlotação nos pontos de vacinação da capital.
O gestor explicou que se a pasta adotasse a recomendação da CIB, em três dias, iriam passar mais de 12 mil pessoas nos pontos de vacinação, gerando aglomeração. “Eu não sou doido de colocar de 55 a 59 anos porque são 12 mil pessoas desse público alvo nos pontos de vacinação e vocês vão dizer que tá uma bagunça”, argumentou.
Frank alegou que a recomendação da CIB não se encaixa para um município das proporções de Rio Branco, que tem a metade da população de todo o Acre. “Se você pegar Brasiléia que são três mil pessoas desse público de 55 a 59 anos para vacinar em três dias é normal, mas 12 mil em três dias vai causar superlotação na capital. Se eu mantivesse de 55 a 59 anos, seriam 12 mil pessoas nos pontos de vacinação na segunda procurando o imunizante, mas desse novo jeito será por dia 2 mil pessoas nos 11 pontos”, salientou.
Com informações Ac24horas