Governo inaugura indústria de palmito que beneficiará mais de 200 famílias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nesta sexta-feira, 11, foi inaugurada, no município de Senador Guiomard, a Indústria de Beneficiamento de Palmito Ikiry, do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Nova Bonal. O evento teve a presença do governador Gladson Cameli, autoridades do Estado e município, políticos e produtores rurais. Mais de 200 famílias serão beneficiadas pela iniciativa estatal, incluindo a geração de 18 empregos diretos na Indústria.

O valor total do investimento por parte do governo, por meio da Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), é de R$ 1.100.000,00, com recursos da Fonte 500 (Proser-Bird). Esse valor foi executado para a modernização da nova agroindústria, que já está em pleno funcionamento, com a aquisição de equipamentos; fortalecimento da cadeia produtiva da pupunha; e benefícios para a comunidade local, com geração de emprego e renda.

“Não podemos esperar que as coisas caiam do céu. Precisamos de união, em Brasília, da bancada federal, do Estado, dos municípios, das secretarias, de todos, para que obras como essa possam ser multiplicadas no Acre”, disse o governador Gladson Cameli, que na oportunidade assinou também um termo de reinvindicações das comunidades produtoras locais, para ratificar o compromisso do Estado com o segmento agroextrativista da região.

O projeto da PDS Nova Bonal foi iniciado em 2018, em parceria da Seict com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Cooperativa Central de Colonização e Reforma Agrária (Cooperacre), e finalizado em 2020. O palmito sai da Indústria embalado em carretas e pronto para venda em supermercados e varejos do Estado, em potes de vidro de 300g e 1,2kg.

A Expectativa para 2021 é a geração de outros 8 projetos executados pela Seict, com ações de fortalecimento do setor produtivo através de fomento à agroindústrias locais, totalizando R$ 5,8 milhões em investimentos.

“São mais de 200 famílias beneficiadas, que poderão vender seus produtos com segurança. É importante salientar que o desenvolvimento do Acre é a chave para a geração de empregos, para dar dignidade às pessoas. Esse é um dos principais compromissos do governador Gladson Cameli que nós, secretários de Estado, trabalhamos todos dias para cumprir”, afirma Anderson Abreu, titular da Seict.

A Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) participa da iniciativa apoiando a produção primária, no preparo de 60 hectares de área para o plantio da pupunha, gerando o subproduto do palmito. O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) auxilia na recuperação dos ramais próximos à Indústria, fundamentais para o transporte da produção do palmito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp