Após detento fugir do FOC, associação emite nota parabenizando policiais penais

Por Marcos Dione

Após a fuga de um detento da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, na madrugada desta terça-feira (15), a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Asspen) emitiu nota parabenizando os policiais penais que estavam de serviço no momento do ocorrido. Na ação, um preso foi baleado e outros seis foram recapturados.

O detento baleado enquanto pulava a muralha permanece internado no Pronto Socorro. Na nota, o presidente da associação, Eden Alves, faz reivindicações para melhorar o trabalho dos policiais penais afim de evitar que outras fugas aconteçam. Confira a nota na íntegra logo abaixo.

ATENÇÃO: Fuga no Francisco de Oliveira Conde (FOC)

A Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen), diante da fuga ocorrida no pavilhão P do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) nesta madrugada, vem a público, de antemão, parabenizar aos Policiais Penais que atuaram na ocorrência.

Por outro lado, a Asspen ressalta a necessidade do fortalecimento das fileiras da Polícia Penal do Acre, para que fatos como este, sejam prontamente repelidos e evitados.

O sucateamento da Polícia Penal, com a falta de efetivo, diminuição injustificada do banco de horas e as demais medidas do pacote de maldade implementado pela atual gestão do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), só contribui para o enfraquecimento da Instituição, de seus membros e do sistema prisional em geral.

Assim, diante das recorrentes tentativas de fuga, das ameaças contra a vida dos nossos servidores e da sobrecarga imposta aos mesmos, a Associação solicita que a gestão do IAPEN reavalie sua postura, volte a olhar e trabalhar pela Polícia Penal do Acre e deixe de servir a benefícios escusos, políticos e pessoais.

Nenhuma tecnologia substitui a figura do Policial Penal. Concurso efetivo já!

Nenhuma economia é mais importante que a vida do Policial Penal. Regularização do Banco de Horas já!

Eden Alves Azevedo
Presidente da Asspen