- Alan Rick discute desenvolvimento do Acre com diretoria da Associação Comercial
- Gladson e Bocalom debatem projetos de novas obras em Rio Branco
- Reabertura da Arena da Floresta terá Flamengo e linha especial de ônibus
- Homem é assassinado por causa de dívida de R$ 14 mil com facção
- Extremos climáticos e baixa concentração de oxigênio são apontados como causas da morte de peixes no Rio Acre
- Calor intenso e chuvas fortes marcam o tempo no Acre nesta quinta-feira
- Governo e Prefeitura de Rio Branco definem estratégias de controle de trânsito para reinauguração da Arena da Floresta
- PF deve indiciar Bolsonaro, militares e ex-ministros por plano de golpe
- Polícia prende em flagrante indivíduo reincidente em crimes de furto
- Polícia prende morador de rua após furto em lanchonete de Cruzeiro do Sul
Dia: 30 de junho de 2021
Os deputados da Assembleia Legislativa do Acre aprovaram nesta quarta-feira, 30, por unanimidade, a minirreforma administrativa encaminhada pelo Palácio Rio Branco.. A matéria altera a nomenclatura da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que passará a ser chamada de Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) e também o oficializar o aumento dos salários dos militares mais próximos ao governador com a criação da Casa Militar e a elevação do salário do chefe de gabinete para o status de secretário. Após a aprovação dos parlamentares, o PL segue para sanção de Cameli que deverá oficializar o ato…
Nesta quarta-feira, 30, os Indígenas fecharam a BR-364, no km 495, próximo de Feijó, em protesto contra a votação da PEC 490 no Superior Tribunal Federal (STF). Os índios da etnia Huni-kuí são contra o Projeto de Lei 490, que permite a modificação da demarcação de terras indígenas. O PL altera a demarcação de terras. O julgamento previsto para esta quarta-feira,30, no Supremo Tribunal Federal (STF) pode colocar em xeque a validade do PL, mesmo se ele for aprovado pela Casa.
Partidos políticos, parlamentares, movimentos sociais e entidades da sociedade civil protocolaram nesta quarta-feira (30) na Câmara o chamado “superpedido” de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O “superpedido” tem 46 signatários e consolida argumentos apresentados nos outros 123 pedidos de impeachment já apresentados à Câmara. Entre esses argumentos, está o mais recente, o que aponta prevacarição do presidente no caso da suspeita de corrupção no contrato de compra da vacina indiana Covaxin. O texto foi elaborado por um grupo de juristas e atribui a Bolsonaro 23 crimes de responsabilidade. Entre os signatários do pedido estão ex-aliados do presidente, como os deputados…
Por Marcos Dione Os moradores do bairro Tropical, em Rio Branco, estão em pânico e pedem que as autoridades da área da segurança pública tomem providências. Um vídeo enviado à Folha do Acre (veja abaixo) nesta quarta-feira (30) mostra o momento em que um homem em um carro branco aborda uma criança na rua. Relatos dos moradores dão conta de que esse homem, que eles já o tratam como um maníaco, tem rondado por várias ruas do bairro e abordado crianças em busca de sexo. “Aconteceu na Rua Eros, ele é um tarado que oferece carona e ameaça abusar sexualmente…
Na manhã desta quarta-feira, 30, o vice-governador Major Rocha (PSL) resolveu fechar a sede de seu gabinete localizado na Avenida Avenida Ceará, no centro de Rio Branco. O militar alega “perseguição política após denunciar casos de corrupção no governo do Estado do Acre”. No início da gestão, Rocha tinha 23 assesores a sua disposição, porém, após o racha com Cameli, aos poucos os servidores foram exonerados. “Não temos condições de continuar atendendo. Atualmente temos apenas 1 servidor em Rio Branco e dois em Brasília”, disse Rocha.
Nesta quarta-feira (30), os deputados estaduais ratificaram em plenário o que a comissão especial decidiu mais cedo a respeito do veto do governador Gladson Cameli sobre projeto de lei de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que visa a contratação de médicos brasileiros formados no exterior. Os parlamentares derrubaram o veto parcial imposto à proposta. Com isso, o texto segue para sanção governamental e passa a produzir seus efeitos assim que publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Os deputados, por unanimidade, seguiram o parecer do relator, deputado Daniel Zen (PT), que optou pela derrubada do veto parcial. “Não consegui…
O deputado estadual do PL, Wagner Felipe, apresentou na última semana 4 indicações de melhorias em diversos locais do Acre. Uma das indicações é para que o governo faça reparos na Arena do Juruá. Para o deputado, é preciso dar melhores condições aos desportistas da região. “É preciso melhorias para atender a reivindicação de desportistas cruzeirenses, principalmente aqueles que utilizam o estádio de futebol Arena do Juruá. A prática do esporte além de contribuir para o bem estar das pessoas, ela também tem o poder de afastar nossa juventude das drogas, do alcoolismo e da criminalidade. Porém o referido espaço apresenta sérios problemasem sua estrutura em decorrência, principalmente pelo desgaste dos…
Faleceu nesta quarta-feira (30), em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, Rosa Nogueira, que era presidenta do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Acre. O deputado Jenilson Leite (PSB) emitiu uma nota lamentando a morte de Rosa. Rosa sempre lutou pelos servidores da saúde, lutando por melhores condições de trabalho e salários, além das lutas contra a terceirização da saúde no Acre e a privatização do SUS. Esteve conosco na Greve da Saúde, onde participou também das homenagens aos profissionais que perderam a vida para à covid-19″, escreveu o parlamentar. O deputado disse, ainda: “Perdemos uma guerreira.…
Em entrevista na manhã desta terça-feira, 29, aos jornalistas Jairo Carioca e Jonathan Costa ao programa Cidadania na Rádio Aldeia, o deputado estadual Dr. Jenilson Leite, afirmou da necessidade de colocar mais tecnologia na mão dos produtores, desde o pequeno ao grande, para haver uma diminuição do desmatamento. “Precisamos mudar o paradigma da Produção Agrícola no Acre, temos no Acre um exemplo muito concreto. Acrelândia, um município próximo de Rio Branco, em comparação com outro município a lógica produtiva é muito nítida. Precisamos trabalhar em favor do povo acreano, nós só vamos produzir mais na agricultura, produzindo mais sem a…
Foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, a lei de nº 3.744/21, de autoria do deputado Pedro Longo, que facilita a emissão de carteiras de identidade no Acre e o pedido de certidões de nascimento em outros Estados. Para que seja operacionalizado, o projeto depende apenas da celebração de um convênio entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Associação dos Notários e Registradores do Acre (Anoreg/AC), com anuência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A partir disso, a emissão dos documentos já poderá ser solicitada em qualquer um…