segunda-feira, agosto 2, 2021
18.3 C
Rio Branco
segunda-feira 02 agosto 2021

Desiguais até na vacina

POR

Avacinação contra a Covid-19 no Brasil caminha a passos lentos.

Em relação à proporção da população vacinada, o país está na 73ª posição do ranking mundial. Alguns locais do Brasil são mais impactados pela falta de vacinas e pela distribuição desigual do imunizante.

Na cidade de São Paulo, os distritos mais vacinados têm renda média oito vezes maior e vacinam quatro vezes mais que os distritos menos vacinados.

Municípios com maior proporção de população indígena estão com taxas de vacinação maiores. Na Paraíba, uma cidade de maioria indígena aplicou quinze vezes mais doses que o município vizinho. Para realizar as comparações, foram utilizados os microdados do Open Data SUS, que permitem mapear a imunização dentro dos municípios, pois incluem os primeiros cinco dígitos do CEP de cada pessoa vacinada.

Assim, foi possível estimar a proporção de habitantes imunizados em cada bairro. Os números foram compilados pelo Pindograma, site de jornalismo de dados.

ACRE APLICOU METADE DO NÚMERO DE VACINAS CONTRA COVID DO QUE O RIO GRANDE DO SUL.

Com uma população majoritaria jovem, imunizou com a primeira doze, apenas 8% de seus habitantes. O Rio grande do Sul já vacinou 14%

OS 3 ESTADOS QUE MAIS AVANÇARAM NA ÚLTIMA SEMANA

Piauí, Paraná e Pará aumentaram em mais de 60% o número de pessoas vacinadas; por outro lado, Amazonas, Acre e Rio de Janeiro são os que menos aceleraram

Em números absolutos de doses aplicadas, São Paulo continua na liderança absoluta com 5.803.247 injeções administradas, seguido da Bahia (1.722.293) e Minas Gerais (1.710.135). Por outro lado, em números relativos, Mato Grosso Sul é o estado com o maior percentual da população vacinada até hoje, com 10,2%, seguido do Amazonas (10%). Bahia e São Paulo estão empatados com 9,5% da população imunizada.

Enquanto isso na politica, as picuinhas seguem de vento em popa. Lamentável.

ADRIANO GONÇALVES
Especialista em Mindset,- Master Coaching – Academy of Business and Coaching – Associado IAC –International Association of Coaching. Autor e pequisador em Psicologia Cognitiva e Fisica Quântica

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img