quarta-feira, agosto 4, 2021
18.3 C
Rio Branco
quarta-feira 04 agosto 2021

Alto Acre avança para Bandeira Verde, mas demais regionais permanecem na Amarela

POR

Em mais uma entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 25, o governo do Estado e o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 divulgaram a nova classificação de risco das três regionais para a doença, avançando o Alto Acre para Bandeira Verde (Nível de Cuidado), enquanto Baixo Acre/Purus e Juruá Tarauacá/Envira se mantém na Bandeira Amarela (Nível de Atenção).

O período de análise dos dados pelo Pacto Acre Sem Covid compreende de 6 a 19 de junho. Em resumo, as três regionais apresentaram uma redução de todos os indicadores entre notificações por síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19 e número de óbitos, sendo mais expressiva na regional do Alto Acre.

Ainda assim, a coordenadora do Pacto, Karolina Sabino, ressalta que embora o estado registre uma queda queda de notificações por síndrome gripal, positividade dos testes de Covid-19 e número de óbitos, essas taxas estão em desaceleração e por isso os cuidados e medidas sanitárias devem ser mantidos e reforçados.

“Temos uma nova variante preocupante começando a circular pelo país, por isso temos que manter o básico que é evitar aglomerações, manter o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e higienização das mãos enquanto a vacinação avança”, conta Sabino.

O estado registra hoje a menor taxa de ocupação dos leitos de UTI no país. O diretor do Into, médico Osvaldo Leal, destacou que o maior hospital de referência da doença no estado vive hoje um momento de tranquilidade. Há mais de uma semana, o hospital registra menos de 100 atendimentos por dia e menos de 40% dos leitos de UTI ocupados. Mas o bom momento não pode significar relaxamento das medidas.

Já o superintendente do Ministério da Saúde no Acre, Eden Miranda, reforçou a necessidade de vacinação, que novas doses chegam praticamente toda semana e que todo o público contemplado precisa se vacinar para uma vitória definitiva sobre a doença.

Funcionamento de atividades

Com a bandeira amarela, todos os setores comerciais, sociais e religiosos podem atender com a capacidade ampliada para 50%, seguindo ainda todas as medidas sanitárias vigentes, de acordo com a resolução nº 18, do governo do Estado. Já para a Bandeira Verde, esse número aumenta para 80%.

Continuam válidas as medidas que determinam a venda de bebidas alcóolicas somente até às 22 horas e o fechamento de estabelecimentos como bares e restaurantes a meia noite.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img