quarta-feira, agosto 4, 2021
18.3 C
Rio Branco
quarta-feira 04 agosto 2021

Bebê passa por cirurgia na cabeça para retirada de ‘bolsa’ do tamanho de um melão no Acre

POR

Criança nasceu com encefalocele, quando parte cérebro fica em uma espécie de ‘bolsa’ para fora do crânio.

Um bebê recém-nascido passou por uma complexa cirurgia, que durou três horas, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O bebê nasceu com uma malformação chamada encefalocele, quando parte cérebro fica em uma espécie de ‘bolsa’ para fora do crânio.

A cirurgia foi feita quando a criança tinha dois dias de vida. O bebê, que nasceu na Maternidade Bárbara Heliodora, na capital acreana, foi diagnosticado também com hidrocefalia e passou por outra cirurgia na cabeça. Quase um mês depois do procedimento, realizado no dia 26 de maio, o menino segue internado no Hospital da Criança tratando uma pneumonia. O G1 não conseguiu contato com a família do bebê.

‘Era muito grande, do tamanho de um melão’
À reportagem, o neurocirurgião responsável pelo procedimento, Luan Messias Magalhães, explicou que a malformação ocorre no primeiro mês de desenvolvimento do feto e logo é identificada por causa do tamanho da cabeça. Ele explicou sobre a importância de fazer a cirurgia logo após o nascimento.

“É uma urgência porque parte do cérebro está em comunicação com o meio externo e tem o risco de infecção, de sair mais cérebro. Essa pele que é fechada não é uma pele normal como a nossa. É um tecido fino que precisa ser operado logo para não ter complicações”, disse.

Conforme Magalhães, a ‘bolsa’ é composta por um líquido chamado de liquor e cérebro. Nesse caso, o profissional afirmou quer havia uma pequena quantidade de cérebro, mas a malformação tinha o tamanho de um melão.

G1

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img