segunda-feira, agosto 2, 2021
18.3 C
Rio Branco
segunda-feira 02 agosto 2021

Rio Branco muda critério e vacinará uma faixa etária por dia contra à covid a partir de segunda

POR

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) anunciou na noite desta sexta-feira, 11, que a vacinação para o público em geral que começará na próxima segunda-feira, 14, será feita de forma escalonada.

O anúncio causou surpresas nas redes sociais, já que a pasta tinha anunciado na quinta-feira, 11, que a vacinação começaria pelo grupo de 55 a 59 anos, com três dias de campanha de vacinação, seguindo a recomendação Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Ao ac24horas, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, justificou que a decisão de vacinar uma faixa-etária por dia, começando com os 59 anos, tem o intuito de evitar a superlotação nos pontos de vacinação da capital.

O gestor explicou que se a pasta adotasse a recomendação da CIB, em três dias, iriam passar mais de 12 mil pessoas nos pontos de vacinação, gerando aglomeração. “Eu não sou doido de colocar de 55 a 59 anos porque são 12 mil pessoas desse público alvo nos pontos de vacinação e vocês vão dizer que tá uma bagunça”, argumentou.

Frank alegou que a recomendação da CIB não se encaixa para um município das proporções de Rio Branco, que tem a metade da população de todo o Acre. “Se você pegar Brasiléia que são três mil pessoas desse público de 55 a 59 anos para vacinar em três dias é normal, mas 12 mil em três dias vai causar superlotação na capital. Se eu mantivesse de 55 a 59 anos, seriam 12 mil pessoas nos pontos de vacinação na segunda procurando o imunizante, mas desse novo jeito será por dia 2 mil pessoas nos 11 pontos”, salientou.

Com informações Ac24horas

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img