Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Deputado pedirá explicações porque Acre está fora do 1º lote da vacina Sputnik V

Publicado

on

O deputado estadual, Jenilson Leite, PSB, vai protocolar nessa terça-feira, requerimento pedindo que o governador Gladson Cameli explique à população porque o Acre está fora do compra do primeiro lote da vacina Sputnik V.

O governador chegou a anunciar que compraria 700 mil doses da vacina russa e que a compra seria feita através do consórcio com estados do Nordeste, e, para a garantia do negócio, afirmava que o dinheiro para a compra do imunizante estava em caixa.

Só que agora, quando a Anvisa anuncia a aprovação da importação da vacina em caráter emergencial, o governo anuncia que as doses não vão chegar ao Acre como prometido.

As primeiras vacinas serão distribuídas entre os estados do Nordeste, que montaram o consórcio. Como o Acre só entrou depois ficará de fora do primeiro lote.

O deputado Jenilson Leite cobra do governo que repasse à população a verdadeira versão das compras da vacina russa. “Foi criada uma expectativa, todo mundo esperava a compra dessas vacinas, agora aparecem desculpas e falta de fundamentação nas promessas, precisamos passar isso a limpo, por isso estou fazendo essa cobrança”, reclamou.

O deputado informou que na empresa União Química, que representa a Sputnik no Brasil, não existem registros de que o governo do Acre comprou ou fez contrato futuro para a compra do imunizante russo.

Na outra ponta, o deputado quer saber se realmente o Acre faz parte do consórcio e qual critério para a quantidade de vacinas que virão para o Estado. Seriam realmente as 700 mil doses? O governo tem realmente o dinheiro em caixa para pagar os imunizantes?

Outra informação que o governo deve repassar à população porque entrou tarde no consórcio.

A Tribuna

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas