Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Adriano Gonçalves

EMPODERAMENTO DO CONSUMIDOR: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS, SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Publicado

on

INVESTIMENTO EM ESTRUTURA

As energias renováveis, como as advindas do sol e do vento, estão alcançando custo e performance semelhantes aos de fontes de energias consideradas convencionais, a exemplo de carvão, petróleo e gás natural. Isso é possível devido ao contínuo investimento em estrutura para geração de energia solar e eólica. No caso da Neoenergia, está em andamento no momento a construção de dois novos empreendimentos de geração eólica – o Complexo Oitis, no Piauí e na Bahia, e o Complexo Chafariz, localizado na Paraíba, que irão triplicar a capacidade instalada de geração eólica da companhia.

Aliado a isso, o desenvolvimento de novas tecnologias ajuda a diminuir ainda mais os custos e a promover a integração. Um exemplo pode ser visto com as baterias utilizadas para armazenamento da energia gerada pelo sol, que tem sido foco de constante inovação. O resultado são valores mais acessíveis e ampliação do mercado. Somente no primeiro semestre de 2020, a Agência Nacional de Energia (Aneel) registrou mais de 74 mil novas instalações de unidades geradoras solares, o que representa um aumento de 70% da capacidade instalada em comparação com o mesmo período do ano passado.

DEMANDA SUSTENTÁVEL

As empresas estão sendo demandadas para serem cada vez mais sustentáveis e estão assumindo diversos compromissos globais, como o Acordo de Paris, que trata do combate às mudanças climáticas. A Neoenergia é signatária do acordo, que engloba os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois reconhece a importância do tema. De acordo com a Irena, a geração de energia renovável aliada a programas de eficiência energética pode gerar uma redução de mais de 90% das emissões de CO2.

Os números ao redor do mundo mostram que o caminho já está sendo trilhado. Em 2019, pela primeira vez em décadas, a geração de energia renovável aumentou mais do que a demanda de eletricidade, enquanto a geração de eletricidade de combustíveis fósseis diminuiu. O relatório da Irena aponta ainda que a energia solar e a eólica devem liderar o caminho para essa transformação. Enquanto a energia vinda dos ventos vai suprir mais de um terço do total da demanda de eletricidade, a solar virá em seguida, representando cerca de 25% do total. Com isso, a geração de energia solar deve crescer mais de 10 vezes até 2050, em comparação com os níveis de 2017.

EMPODERAMENTO DO CONSUMIDOR

O aumento da disponibilidade de energia renováveis, com custos mais acessíveis e a preocupação com o bem-estar da vida no planeta são fatores que, combinados, contribuem no poder de decisão do cliente. Esses são justamente os pontos descritos na pesquisa da Deloitte “Tendênciasglobais de energia renovável”, que aponta as principais transformações do setor e novas oportunidades de negócios. De acordo com o relatório, as energias solares e eólicas estão cada vez mais se alinhando as prioridades do consumidor: custo-benefício, redução de carbono e confiabilidade.

O cliente também está mais consciente do seu papel na sociedade e de como suas atitudes e escolhas impactam o meio ambiente. Por isso, está se tornando comum entre as pessoas a adoção de um estilo de vida mais sustentável, ao mesmo tempo que cobra das empresas a mesma postura. O resultado é um crescente número de consumidores que dão preferência a fontes de energia renovável, acelerando a transição energética em todo o mundo.

Como moldamos o mundo

(+) Bem Estar (+) Renda (+) Natureza (-) Desastres (-) Utilização de Recursos Naturais
MOLDE trabalhando continuamente para oferecer soluções de qualidade e de longo prazo para lidar com os impactos causados pelas mudanças climáticas. O mais significativo visa fortalecer iniciativas que geram mais benefícios à sociedade sem que isso signifique mais custos socioambientais no presente e no futuro.
Venha moldar o mundo com a gente!

ADRIANO GONÇALVES

Teólogo – Especialista Mindset – Personal Coaching (Academy of Business and Coaching) – Associado IAC –International Association of Coaching – Master Coaching in Business Administration.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas