O deputado Pedro Longo (PV), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), lamentou na manhã desta quarta-feira (19) o corte de mais de R$ 11 milhões no orçamento de 2021 da Universidade Federal do Acre (Ufac) em comparação ao de 2020.
Durante a sessão virtual da casa, o parlamentar disse que as instituições de Ensino Superior carecem de investimentos, e não de contingenciamento.
“É lamentável que a Educação Superior, especificamente se tratando da Ufac, que tem formado tantos bons profissionais e colaborado para o avanço do Estado e da Educação no Brasil, experimente esse corte considerável em seu orçamento. A educação precisa de investimentos, e não de bloqueio”, explicou o líder.
“É um instituição que faz parte da história tão recente do nosso Estado, com mais de 12 mil estudantes que estão esperando a realização de sonhos. Não podemos permitir que a Educação seja ameaçada dessa forma”, continuou Longo.
O líder também pediu o apoio da bancada federal do Acre, que está no Congresso Nacional, na luta para reverter a situação enfrentada pela Ufac, que, atualmente, dispõe de 50 cursos de graduação, 26 especializações e 20 pós-graduações (mestrado e doutorado).
Projetos
Na ocasião, o deputado também comemorou a aprovação de projetos importantes na Casa do Povo, levados à tribuna nesta terça-feira (19).
“Sinto que estamos avançando muito na direção de pautas que favorecem o bem estar da população. A produtividade deve sempre seguir nesse nesse sentido”, finalizou.