Após chegada de novo lote da Pfizer, Rio Branco deve retomar vacinação em grávidas

Processo de imunização nesse público retoma na quinta (13) após a chegada de mais de 3 mil doses da Pfizer nesta terça (11). Secretário de Saúde de Rio Branco disse que precisa aguardar o tempo de descongelamento da vacina para aplicar.

A vacinação em grávidas e mulheres no pós-parto deve retomar em Rio Branco na próxima quinta-feira (13) após a entrega do lote da Pfizer nesta terça (11). A 20ª remessa de imunizantes trouxe para o Acre 3.510 doses, que devem ficar na capital acreana devido o processo de armazenamento.

As doses precisam estar em -20°C por 14 dias e entre 2 e 8°C por 5 dias, devendo ser utilizadas em um curto período de tempo. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo.

Na terça (11), a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) suspendeu a vacinação de grávidas e de mulheres no período pós-parto por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

Todo o lote recebido nessa terça vai ser usado na aplicação da primeira dose. Ao G1, o secretário Frank Lima, afirmou que a Semsa deve receber o imunizante na quarta (12) e precisa esperar o tempo de descongelamento da vacina. Após esse processo, a imunização de gestantes e puérperas retorna na quinta.

“Essa vacina é diferente, não posso receber e vacinar amanhã. Precisa ser descongelada, vamos receber na quarta [12] e vamos ver se vacinamos com ela na quinta [13]. Todo o lote é para vacinar esse público, só que quero crer que não temos 3.510 mil grávidas e mulheres no pós-parto em Rio Branco. Se sobrar doses vão ser aplicadas em outros públicos”, complementou.

G1