Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Destaque

Acre registra aumento no volume de vendas varejistas

Publicado

on

Comércio varejista ampliado, como setor de autopeças, também registrou crescimento

“Os auxílios emergenciais destinados pelo Governo Federal ajudaram e muito no acréscimo das comercializações”. Esta foi a definição do presidente do Sindicato de Comércio de Peças e Acessórios de Veículos do Estado do Acre (Sincopeças/AC), Valdemir Nascimento, quanto ao resultado do volume de vendas do comércio varejista, divulgado na última sexta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, no Acre, houve aumento de 11,2% no último mês de março.

De acordo com a pesquisa, a alta foi registrada também na venda do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças de material de construção. Ainda em fevereiro deste ano, o Acre estava entre os oito estados brasileiros que tiveram queda nas vendas do varejo, com 13% de baixa.

Segundo Nascimento, o apoio do Governo Federal foi essencial, com ênfase também no apoio fornecido às empresas no que diz respeito à diminuição na jornada de trabalho e ajuda no pagamento dos salários.

“Isto fez com que o mercado se equilibrasse, aquecendo-o. Com a disponibilização deste montante, o dinheiro começa a circular, e ocorrem as compras e vendas no mercado econômico. Caso o Governo [Federal] não tivesse injetado, com certeza teríamos problemas bem maiores”, explicou o presidente.

As expectativas, segundo Valdemir, são melhores até o final do ano. “Com certeza, veremos que a classe empresarial vai voltar a crescer, e teremos bons resultados até dezembro”, enfatizou.

Segundo o IBGE, no acumulado anual, o Acre registrou alta de 2%; já no dos últimos 12 meses, de 5,3%. De fevereiro a março deste ano, na série sazonal, o Estado ficou em segundo lugar entre os cinco com maiores resultados positivos.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas